Montadora vendeu mais de 8 milhões de veículos com essa tecnologia. Por Felipe Salomão
A Volkswagen comemora 20 anos da tecnologia Total Flex, que foi lançada no Gol Power 1.6 Total Flex. Inclusive, o modelo foi o primeiro veículo vendido no Brasil capaz de andar com gasolina, etanol ou misturando os dois combustíveis. A montadora ainda informou que desde o lançamento desse sistema já vendeu mais de 8 milhões de veículos bicombustíveis.
Contudo, antes de lançar o Gol com essa tecnologia, a Volkswagen começou a estudar a possibilidade de misturar o etanol e a gasolina em 1992, quando começou o desenvolvimento do sistema de injeção de combustível com controle digital. Com o avanço do sistema de controle digital nos motores e a infraestrutura estabelecida para o etanol, a marca desci lançar a novidade no início dos anos 2000.
Dos anos 2000 até hoje, a Volkswagen fez diversas atualizações no sistema. Por exemplo, em 2009 a marca tirou o “tanquinho” de gasolina para partida fria do Polo eFlex. De acordo com a montadora, os softwares ficaram mais sofisticados e começaram a identificar de forma mais segura o combustível, fazendo a adaptação mais rápida.
Segundo a Volkswagen, nestes 20 anos os motores flexíveis continuaram a receber desenvolvimento, em busca de uma melhora energética e, também, de redução de emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Inclusive, a montadora inaugurou o Way to Zero Center, na fábrica da Anchieta, para pesquisar projetos e tecnologias, que contribuirão com a descarbonização do setor automotivo.
Procura umVolkswagen Gol? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC