AutoShow

GM retoma produção do Onix no RS após enchentes

Sedã e hatch estão entre os mais vendidos do país em seus segmentos e tiveram produção interrompida por três semanas

A GM anunciou que está retomando a produção da linha Onix e Onix Plus em Gravataí ao longo desta semana. A linha de produção ainda tem 1.000 funcionários, cerca de 1/3 da capacidade total, e opera em um turno mas a previsão é que toda a fábrica retome as atividades até o final da próxima semana.


O Rio Grande do Sul qu concentra um importante polo de produção de peças, acessórios e veículos no estado foi afetado por enchentes que chegaram a colapsar as cadeias de produção. Cerca de 5% da produção nacional de veículos fica concentrada no Sul e estudos apontam que 12.0000 veículos já deixaram de ser produzidos.


Além da GM a Volkswagen teve o fornecimento de peças prejudicado o que levou ao fechamento das fábricas de São Paulo e Paraná, o grupo Randoncorp também foi prejudicado, além do polo de produção de acessórios no Vale dos Sinos entre outras regiões foram afetadas.


Segundo a GM havia informado em um comunicado de imprensa que a fábrica de Gravataí não foi atingida pelas enchentes. Porém, os sistemistas foram afetados pela falta de entrega de material uma vez que estradas, portos e aeroportos seguem parcial ou totalmente fechados.
Até agora alguns bairros de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e outas cidades seguem alagados o que prejudica toda a produção local.