Concessionários dizem que marca está perdendo clientes em função da preferência por elétricos. Por Marcos Camargo Jr
A General Motors passa por uma fase de ajustes da sua estratégia. Dentro do plano da empresa, a ideia é partir para uma eletrificação total. Mas o contexto mostra que o grupo pode abrir mão dessa estratégia ao menos por enquanto. E isso pode significar uma mudança para adoção de carros híbridos em grande escala nos Estados Unidos. A associação de concessionários diz que a Chevrolet e marcas como GMC e Cadillac estão perdendo clientes em função da preferência por carros elétricos.
Da mesma forma os concessionários observam os movimentos da GM. A marca adiou a produção da Silverado EV por falta de demanda, o Bolt saiu de linha sem uma nova geração e também a Blazer e o próprio Equinox EV tiveram o início da comercialização adiado.
Olhando a própria GM, a marca aponta que a solução pode estar na China. O sucessor do Cadillac XT5 e também o novo Equinox a combustão foram desenvolvidos justamente na China onde a tecnologia híbrida também é bem difundida.
A CEO do grupo Mary Barra disse em entrevistas na mídia internacional que a General Motors detém a tecnologia “mas que está observando para onde o mercado está indo” embora acredite que o consumidor deseja “migrar para os veículos elétrico o mais rápido possível”.
De fato, ainda não há um anúncio concreto de que teremos carros híbridos nos Estados Unidos mas é fato que marcas como as concorrentes Stellantis (Jeep e RAM), Ford além da Toyota já contam com carros híbridos nos Estados Unidos. Na China a GM atua mais com carros elétricos de subsidiárias dos grupos SAIC e Wuling e tem alguns modelos com sistema híbrido leve como o Monza e o sedã da Buick Velite 6. A Buick tem grande aceitação no mercado chinês e pode servir como marca de introdução e difusão da tecnologia.
Numericamente a GM vem crescendo mesmo assim. Embora a General Motors tenha vendido 2,6 milhões de veículos só nos Estados Unidos em 2023, superando os 2,3 milhões de 2022, os concessionários argumentam com o grupo que os clientes querem comprar mais carros híbridos do que elétricos neste momento. A empresa vai bem mas ainda não chegou aos 2,9 milhões de unidades vendidas em 2019.