Chevrolet Vintage recupera 10 veículos da marca como Opala, Monza, S10 e Kadett GSI. Por Marcos Camargo Jr

Para celebrar os 100 anos de atuação no país, a Chevrolet apresentou os primeiros veículos restaurados dentro do projeto Vintage. A iniciativa prevê a recuperação de dez modelos históricos em um primeiro lote, seguindo padrões originais e sob supervisão da engenharia da marca.

O processo envolve curadoria da GM, documentação técnica, restauração completa, validação dinâmica e certificação oficial da fabricante. O mercado de carros antigos no Brasil é estimado em R$ 33 bilhões, com mais da metade concentrada em serviços de funilaria e pintura.

Entre os quatro primeiros modelos prontos estão o Monza 500 EF 1990, primeiro Chevrolet nacional com injeção eletrônica, e o Omega CD 1994, referência de luxo, que recebeu motor atualizado com kit exclusivo Irmscher 3.6L. Também foram apresentados um Opala SS 1979 em configuração restomod, com motor 4.1L atualizado para injeção eletrônica, e a S10 Rally 2004, criada originalmente para o Rally dos Sertões e agora adaptada para rodar nas ruas. Um quinto modelo, o Kadett GSi 1992, está em fase final de acabamento.

Segundo a GM, dos cerca de 500 mil veículos antigos da marca ainda em circulação no Brasil, 345 mil foram produzidos entre 1976 e 1995 — período classificado pela empresa como a era dos “neoclássicos”.

“Queremos trazer de volta carros que marcaram a história da Chevrolet no país. Entre os 45 milhões de veículos que circulam no Brasil, 3% são antigos, e desse universo cerca de 500 mil são Chevrolet”, explica Emerson Fischler, engenheiro da GM há 30 anos e diretor do projeto.

Dos 500 mil veículos antigos da GM que ainda circulam, 345 mil foram produzidos entre 1976 e 1995 que a marca chama de neoclássicos.

Tivemos a ideia de trazer à vida carros antigos que fizeram história da GM no Brasil. Na frota de 45 milhões de veículos no país 3% são antigos e esse universo 500.000 são Chevrolet, diz Emerson Fischler,

“Muitas pessoas falam que lembram de cenas de família de carros antigos Chevrolet. Lembro quando no início dos anos 1980, talvez 1983, e meu pai, lá na Colômbia chegou com um Monza SL/E em casa. Tivemos a certeza que meu pai estava vencendo na vida” disse o presidente Santiago Chamorro, presidente da General Motors.

A Chevrolet está celebrando os 100 anos de atuação no Brasil e hoje apresentou os primeiros veículos do projeto Vintage. A marca anunciou o projeto que irá restaurar dentro dos padrões originais 10 veículos em um primeiro lote com a supervisão da engenharia da marca.

O processo do Chevrolet Vintage passa pelo escopo técnico com material de base para restaurações, a curadoria da GM, o trabalho de restauração em si, a validação dinâmica e a chancela do fabricante.
O mercado de veículos antigos no Brasil é estimado em R$ 33 bilhões sendo mais da metade só concentrado no seguimento de funilaria e pintura.