AutoShow

GM e Honda anunciam parceria para produzir carros elétricos populares

A GM e a Honda firmaram parceria para desenvolver carros elétricos populares, que devem começar a ser vendidos em 2027 na América do Norte

Novidade começarão a ser vendidas em 2027 na América do Norte. Por Felipe Salomão

Marcas já foram parceiras no passado

A GM e a Honda firmaram parceria para desenvolver carros elétricos populares, que devem começar a ser vendidos em 2027 na América do Norte. As novidades devem utilizar uma nova arquitetura global, além de serem equipados com baterias Ultium de geração ainda mais avançada do que as atuais. As empresas não informaram se pretendem lançar esses veículos no mercado brasileiro.

GM já desenvolve baterias em estado sólido e as de íon-lítio com silício

Segundo as fabricantes, os modelos dessa nova família de automóveis elétricos acessíveis serão do segmento de SUVs compactos, que atualmente tem mais de 13 milhões de unidades emplacadas em todo o mundo. Além disso, a GM já desenvolve baterias em estado sólido e as de íon-lítio com silício. Já a Honda trabalha em baterias sólidas como elemento central dos carros elétricos.

Modelos terão como base uma nova arquitetura global

“A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors. Por sua vez, Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda, disse. “A Honda e a GM vão aproveitar esta colaboração tecnológica bem-sucedida para ajudar a alcançar uma expressiva expansão no comércio de veículos elétricos.”

Modelos serão do segmento de SUVs compactos

Vale ressaltar que a GM e Honda em 2013 iniciaram o desenvolvimento conjunto de um sistema de célula de combustível. Já em 2020, as marcas anunciaram planos de projetar dois carros elétricos, que devem ser lançados em 2024. Também houve parceria na produção do Honda Acura e Cruise Origin, que é um dos primeiros carros autônomos para serviço de robô-táxi e entregas.

Procura um carro da GM ou da Honda? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC