AutoShow

Gasolina vai ficar melhor (e mais cara no bolso): veja

Maior octanagem e maior eficiência também vão custar mais na bomba: saiba tudo. Por Marcos Camargo Jr

A partir de agosto a Petrobras passa a oferecer no Brasil uma formulação da gasolina mais refinada que deve pesar no bolso mas compensar pela qualidade e economia estimada em 6%. O AutoShow separou algumas perguntas e respostas para essa mudança:

O que vai mudar?

A octanagem irá subir de 87 para 92 RON na gasolina comum e 97 para a gasolina premium. O índice quer dizer resistência à detonação dos motores o que significa uma queima mais eficiente do combustível.

Por que vai mudar isso?

Trata-se de um acordo mundial que estabelece metas de melhoria dos combustíveis oferecidos. No passado tiramos o chumbo da gasolina, adicionamos álcool para melhorar a octanagem e os motores também ficaram mais eficientes e demandam gasolina de melhor qualidade (motores menores e turbinados, com injeção direta e de alta taxa de compressão por exemplo). 

É mais caro produzir essa gasolina? 

Sim, segundo a Petrobras mas o custo por litro segundo a empresa deve subir R$ 0,07. 

Ela terá menos etanol?

Não, a mistura permanece igual. São 27% de etanol adicionado à gasolina comum e 25% na aditivada. Isso não irá mudar com esta nova gasolina. 

Como é formado o preço da gasolina?

Atualmente do valor que pagamos no litro apenas 28% é produto enquanto 70% são impostos cobrados em cascata sobre o combusteis e uma parte menor é o lucro do posto e o valor do transporte.

Quer saber tudo sobre carros e dicas para comprar e vender? Confira aqui no AutoShow e anuncie GRÁTIS seu carro no site do maior evento de carros usados do Brasil.