Maior octanagem e maior eficiência também vão custar mais na bomba: saiba tudo. Por Marcos Camargo Jr
A partir de agosto a Petrobras passa a oferecer no Brasil uma formulação da gasolina mais refinada que deve pesar no bolso mas compensar pela qualidade e economia estimada em 6%. O AutoShow separou algumas perguntas e respostas para essa mudança:
O que vai mudar?
A octanagem irá subir de 87 para 92 RON na gasolina comum e 97 para a gasolina premium. O índice quer dizer resistência à detonação dos motores o que significa uma queima mais eficiente do combustível.
Por que vai mudar isso?
Trata-se de um acordo mundial que estabelece metas de melhoria dos combustíveis oferecidos. No passado tiramos o chumbo da gasolina, adicionamos álcool para melhorar a octanagem e os motores também ficaram mais eficientes e demandam gasolina de melhor qualidade (motores menores e turbinados, com injeção direta e de alta taxa de compressão por exemplo).
É mais caro produzir essa gasolina?
Sim, segundo a Petrobras mas o custo por litro segundo a empresa deve subir R$ 0,07.
Ela terá menos etanol?
Não, a mistura permanece igual. São 27% de etanol adicionado à gasolina comum e 25% na aditivada. Isso não irá mudar com esta nova gasolina.
Como é formado o preço da gasolina?
Atualmente do valor que pagamos no litro apenas 28% é produto enquanto 70% são impostos cobrados em cascata sobre o combusteis e uma parte menor é o lucro do posto e o valor do transporte.
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