Falta de licenças e atrasos no projeto levaram a mudança de planos. Por Redação

A GAC e a Didi anunciaram no ano passado uma colaboração para o desenvolvimento de um carro autônomo nível 4 para uso como táxi e carro de aplicativo. Porém os planos foram adiados para o final de 2025. A montadora chinesa GAC deve lançar seus primeiros carros no Brasil ainda este semestre incluindo modelos híbridos flex.

As empresas alegam aprovação de licenças para a condução autônoma e por isso a joint venture 50/50 irá esperar alguns meses.

O primeiro modelo dessa parceria será o GAC Aion AEP 3.0.
Baseado no modelo elétrico já conhecido, o Aion AEP 3.0 tem 33 sensores, sistema Lidar, câmeras 4D e radar por ondas que trabalham com câmeras com sensor infravermelho e sensores de som.

O sistema de condução autônoma usa processamento ultra rápido com 2000 TOPS que se comunica com sistema de direção, motor e sistemas que se antecipa aos acidentes. A Didi que é a empresa equivalente ao Uber na China forneceu todos os mapas preditivos e todas as informações sobre o trânsito. Até agora os carros autônomos foram testados por 40 milhões de quilômetros, dizem as empresas.