GAC AION Y: teste completo com o SUV elétrico chinês

Novidade tem motor de 204cv, boa autonomia e espaço interno. Por Marcos Camargo Jr

A chinesa GAC estreou no Brasil com uma estratégia ousada: trazer cinco modelos híbridos e elétricos, mirando 8.000 unidades vendidas em 2025 e chegando a 29.000 até 2026. Dentro desse portfólio, o Aion Y se destaca como o SUV elétrico de preço mais competitivo da marca, combinando elementos de minivan e SUV para entregar amplo espaço interno e autonomia consistente.

Design fora do padrão

O Aion Y adota um estilo que divide opiniões. Na dianteira, faróis em formato de “Y” marcam a identidade visual, enquanto as linhas de carroceria mesclam características de minivan e SUV. Na traseira, lanternas unidas em peça única e molduras nos paralamas reforçam a proposta de fugir do convencional.

Entre as soluções funcionais, chama a atenção o espaço traseiro: os bancos foram recuados, criando um vão central amplo dentro da cabine.

Dimensões e espaço

Com 4,53 m de comprimento, 1,87 m de largura e 2,75 m de entre-eixos, o Aion Y Plus se posiciona próximo de SUVs médios a combustão, como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, e também disputa espaço com híbridos e elétricos como BYD Song e GWM Haval.

O porta-malas, de 361 litros, não impressiona em números, mas é largo e profundo, permitindo acomodar objetos grandes. O console central é outro ponto positivo: traz porta-objetos fundos, compartimento vazado, porta-copos e apoio de braço.

Mecânica e desempenho

O motor elétrico entrega 204 cv e 22,9 kgfm de torque. A aceleração é progressiva, sem a sensação de “empurrão” típica de alguns elétricos mais esportivos, como o BYD Dolphin Plus ou o Ora 03. O Aion Y tem proposta familiar e entrega potência de forma gradativa, o que contribui para uma condução confortável.

Autonomia e recarga

Nos testes urbanos, o Aion Y surpreendeu: rodou 410 km com uma só carga, ainda restando 10% de bateria — bem acima dos 318 km declarados pelo Inmetro. Na média, deve oferecer 380 a 400 km na cidade e cerca de 300 km em rodovia. A bateria tem 63,2 kWh de capacidade.

A recarga em wallbox residencial levou cerca de 9 horas, um tempo considerado alto devido à limitação de entrada em corrente alternada de 6,6 kW.

Conectividade e tecnologia

O sistema multimídia, de interface simples, garante fácil pareamento com o celular e acesso rápido aos modos de condução. O modelo ainda pode trazer pacote completo de assistências ADAS (frenagem automática, manutenção de faixa e piloto adaptativo), mas apenas nas versões mais caras.

Preço e conclusão

Com preço de R$ 184,9 mil, o GAC Aion Y entrega bom espaço interno, autonomia competitiva e equipamentos adequados para um carro familiar elétrico. Entre os rivais diretos, destaca-se frente ao BYD Yuan Pro, que roda menos por carga, oferecendo ao GAC uma vantagem importante.

Quer que eu prepare também uma versão resumida em formato de nota de lançamento (com foco em preço, autonomia e posicionamento frente aos concorrentes) para usar em portais de notícia?