AutoShow

Futuro “carro do povo” da Volkswagen: ID.2all será elétrico

Volkswagen mostra nesta semana na Alemanha um modelo compacto que irá substituir carros tradicionais compactos como Polo e Golf

Novidade apresentada na Alemanha traz de popular só a proposta mas está adequado aos novos tempos. Por Marcos Camargo Jr.

Futuro “carro do povo” elétrico chega em 2025 – Foto: DER SPIEGEL/REPRODUÇÃO

Volkswagen mostra nesta semana na Alemanha um modelo compacto que irá substituir carros tradicionais compactos como Polo e Golf. A Volkswagen (não esqueçamos: carro do povo), já trilhou esse caminho com o Fusca, a Kombi e atualizou esse sucesso décadas depois com o Polo e Golf. Já mas releituras do Fusca com o New Beetle, os tempos eram outros e agora a marca dá mais um passo rumo à eletrificação com seu novo carro de entrada: o ID.2all.

Linhas de desenho remetem a proposta explorado por Polo e Golf nos últimos anos – Foto: AUTOHAUS/REPRODUÇÃO

Ele será o carro mais barato da Volkswgen no mundo em um futuro muito breve. A marca pretende abolir mais da metade dos seus modelos a combustão até 2030. Mas não decretou o fim do motor que conhecemos embora o ID.2all aponte que esse caminho poderá estar logo adiante.

Interior simplificado não deixará ampla tela multimídia de lado – Foto: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO

O ID.2all pode nem estrear com esse nome mas chegará ao mercado dentro de um ano e meio e deve representar o futuro dos carros compactos da Volkswagen. 2all significa “to all”, para todos, papel cumprido pelo Fusca e por outros carros icônicos da Volkswagen.

Com motor elétrico, haverá amplo espaço para bagagem com até 1.330 litros – Foto: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO

O novo compacto terá preço inferior aos 25 mil euros, cerca de R$ 140 mil em valores convertidos. Não é muito distante do que custa um carro compacto hoje na Europa. E está duas vezes mais caro que a faixa dos carros “populares” do Brasil onde um Renault Kwid ou Mobi custam pouco menos R$ 75 mil.

Compacto tem pouco menos de 4m de comprimento – Fotos: INTERNET/REPRODUÇÃO

Feito sobre a plataforma MEB Entry, o ID.2all remete ao carro “para todos” (do inglês to all), terá motor de 166 kW, equivalente a 226 cv e terá uma autonomia de até 450km (ciclo europeu WLTP). A marca fala em velocidade máxima de 160km/h e 0-100km/h em 7 segundos.

Golf foi sucessor do carro do Povo com proposta acessível nos anos 1970 – Foto: INTERNET/REPRODUÇÃO

O porta malas é generoso com 490 litros podendo chegar a 1.330 litros com o banco traseiro rebaixado. Já o design mostra uma evolução em relação aos modelos ID já apresentados com destaque para a coluna C que remete ao estilo do Golf ao longo dos últimos 50 anos.

Fusca foi fiel à sua proposta através dos anos – Foto: INTERNET/REPRODUÇÃO

Entre os itens de série estão o Travel Assist, IQ.LIGHT e um sistema de planejamento de rotas baseado na eficiência de consumo de energia elétrica. A novidade chega ao mercado só em 2025, tempo para estabelecer o ID.3, ID.4, lançar o sedã que será o substituto do Passat e também o ID.Buzz. Resta se e quando a Volkswagen irá oferecê-lo no Brasil enquanto revela, a conta gotas, modelos elétricos que já estão chegando à Europa mas ainda não são oferecidos no nosso mercado.

Procura um modelo da Volkswagen? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC