Versão é a sétima em dois anos de lançamento com até 21m3 de até 4,7 toneladas. Por Marcos Camargo Jr
De olho em um mercado de 40.000 veículos comerciais leves por ano onde estão pickups, furgões e outros veículos desse perfil, a Ford iniciou as vendas da Transit na versão chassi. Trata-se de uma linha chassi que é a sétima versão disponível completando toda a gama onde estão modelos furgões, minibus, versão automática e elétrica E-Transit.
Feita para aplicações diversas como baú, ambulância, guincho entre outros, a Ford Transit Chassi promete melhor performance graças à tração traseira (de série), estrutura de longarinas reforçadas para os implementos.
Basicamente a Transit Chassi tem capacidade de até 21m3, peso bruto total (PBT) de até 4,7 toneladas, ela pode levar até 2,6 toneladas. Nas medidas o entre-eixos é de 3,95m, o comprimento de 6,16 a 6,66m, largura de 2,17 ou 2,41m (com implemento) e altura de 2,26m.
Entre os itens de série estão o conhecido motor 2,0 turbodiesel de 165cv e 39kgfm de torque com turbina de geometria variável e lista de equipamentos que incluem multimídia de 8 polegadas, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, ar condicionado, três modos de condução, controle anticapotamento, controle de torque em curvas, estabilização de vento lateral e controle de cargas adaptativo.
A versão curta 3,5ton pode ser conduzida por portadores de carta B enquanto a de 4,7ton requer a categoria C. A Ford também promete custo de manutenção menor que sua concorrente Mercedes Benz Sprinter com manutenção até 46% mais econômica, trocas de óleo a cada 20.000km, seguro 11% mais em conta e conectividade sem custo adicional.
Transit Chassi 3.5t – R$ 273.000
Transit Chassi 4.7t – R$ 260.000
Para o primeiro lote de 100 unidades a versão 4.7t será vendida por R$ 240.000 e a de 3.5t