Motorista conseguirá identificar a direção e o objeto que faz o barulho com o sistema. Por Felipe Salomão
A Ford iniciou testes de uma tecnologia de áudio inteligente na Europa, que permite ao motorista identificar de maneira intuitiva objetos que se aproximam do carro pelo barulho. O sistema utiliza os alto-falantes do carro para simular os ruídos de campainhas de bicicleta até de passos de pedestres.
Além de ter assistentes autônomos que geram alertas visuais, a Ford informou que esse sistema terá um software projetado pela marca para receber as informações dos sensores e selecionar o som apropriado, que será reproduzido nos alto-falantes quando o veículo se aproxima do obstáculo.
“Os sons de alerta atuais já informam o motorista quando é preciso tomar cuidado em determinadas situações. Essa nova tecnologia permitirá saber exatamente qual é o perigo e de onde ele está vindo”, diz Oliver Kirstein, engenheiro de software e conectividade da Ford Europa.
Segundo avaliações feitas pela empresa, os motoristas conseguiram identificar corretamente a natureza e a origem do perigo em cerca de 75% das vezes. Até mesmo quando foi utilizado apenas o som de alerta convencional no alto-falante especial, os condutores acertaram 70% das vezes. Para isso, a engenharia da marca criou um cenário real para as avaliações, como a entrada e saída de uma vaga de estacionamento, quando um pedestre se aproxima do carro.
De acordo com a Ford, os resultados obtidos poderão ser aprimorados no futuro com um sistema de som espacial 3D, que é utilizado em cinemas e, também, em jogos de videogame. Desta forma, os motoristas conseguirão identificar melhor a origem do barulho.
Procura um modelo da Ford? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC