Ford atualiza sistema semiautônomo BlueCruise com novos recursos

A Ford comunicou que atualizou o sistema semiautônomo BlueCruise, que na versão 1.2 recebeu assistente de mudança de faixa, assistente de preditivo de velocidade e assistente reposicionamento na faixa

Tecnologia recebeu assistente de mudança de faixa, assistente de preditivo de velocidade e assistente reposicionamento na faixa. Por Felipe Salomão

Sistema BlueCruise 1.2 foi classificado pelo SAE como assistência ao motorista de nível 2

A Ford comunicou que atualizou o sistema semiautônomo BlueCruise, que na versão 1.2 recebeu assistente de mudança de faixa, assistente de preditivo de velocidade e assistente reposicionamento na faixa. A tecnologia está presente na pick-up F-150 e no muscle car Mustang Mach-E, ambos serão lançados no Brasil em 2023.

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Segundo a Ford, mais de 114 mil motoristas já testaram a nova tecnologia em mais de 67 milhões de quilômetros rodados em rodovias nos Estados Unidos, desde 2021. O sistema BlueCruise 1.2 foi classificado pelo SAE como assistência ao motorista de nível 2, pois é capaz de comandar automaticamente a direção, os freios e o acelerador do veículo. Contudo, o condutor deve manter atento a direção para assumir o volante caso for preciso. 

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O sistema BlueCruise 1.2 tem uma assistente de mudança que quando acionado faz ultrapassagens ao acionar a seta. Também utiliza comando de viva-voz para sugerir a troca para uma faixa mais livre em congestionamentos. Já o assistente preditivo de velocidade diminui a velocidade do veículo ao se aproximar de uma curva fechada. Por fim, o reposicionamento de faixa faz uma mudança leve na posição do veículo, quando ele se aproxima de caminhões ou ônibus, por exemplo.

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