AutoShow

Ford anuncia investimento de US$ 50 bilhões para produzir novos modelos elétricos

A Ford irá investir US$ 50 bilhões para fabricar novos veículos elétricos até 2026 nos Estados Unidos

Empresa lançará nova pick-up elétrica até 2026. Por Felipe Salomão

Centro de Desenvolvimento conta com 1.500 engenheiros para desenvolver projetos complexos

A Ford irá investir US$ 50 bilhões para fabricar novos veículos elétricos até 2026 nos Estados Unidos. Com esse investimento, a marca lançará uma nova pick-up elétrica, que será vendida junto com a F-150 LIghtning, além do Mustang Mach E e da E-Transit. O Brasil deve ajudar neste desenvolvimento, uma vez que a marca conta com um centro para desenvolver novas tecnologias por aqui.

Ford afirmou que designers brasileiros desenvolvem o visual da marca premium Lincoln

Trabalho local em destaque
O Centro de Desenvolvimento conta com 1.500 engenheiros para desenvolver projetos complexos. Por lá, são desenvolvidos software, design, ecossistema de eletrificação, entre outros. Inclusive, durante a coletiva, a Ford afirmou que designers brasileiros desenvolvem o visual da marca premium Lincoln, que é comercializada em alguns mercados como Estados Unidos e China.

Ford conta com mais de 200 pesquisadores, que atuam em 120 projetos de tecnologia

A empresa também conta com o D-Ford que busca identificar os desejos e as necessidades dos consumidores, testando novas experiências tecnológicas, que estão presentes em modelos como o Bronco. O SUV ganhou bandeja organizadora com mesinha e porta-objetos, depois de longas avaliações com clínicas com clientes. A Ford ainda conta com uma fábrica de dados, onde avalia os carros da marca e, também, dos concorrentes. De acordo com a empresa, o foco é melhorar a performance, eficiência de custo e maior durabilidade. Como exemplo a montadora fez melhorias na tampa da caçamba da F-150, que será vendida no Brasil.

Ford ainda conta com uma fábrica de dados, onde avalia os carros da marca

A Ford também anunciou que fará implementações de novas tecnologias para vender modelos elétricos no mercado nacional. Em relação à conectividade, o time brasileiro é responsável por desenvolver todas as centrais multimídias da marca vendidas no mundo. Para isso, a companhia desenvolve futuras gerações de sistemas multimídia para deixar os veículos ainda mais conectados e produtivos, que é possível ver no Ford Pass presente na Transit, lançada por aqui neste ano.

Empresa também conta com o D-Ford que busca identificar os desejos e as necessidades dos consumidores

Por fim, a Ford informou que um terço das novas tecnologias desenvolvidas pela marca contam com a contribuição do centro de desenvolvimento de Camaçari. A empresa também já projeta novos veículos autônomos com sistemas que permitem limpar câmeras e radares para que o carro possa rodar sem intercorrência. Essa tecnologia estará disponível no mercado nos próximos anos. Para auxiliar nesse trabalho, a Ford conta com mais de 200 pesquisadores, que atuam em 120 projetos de tecnologia em 17 estados brasileiros. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 2 mil empregos diretos no Brasil. Ainda tem um campo de avaliação em Tatuí, no interior de São Paulo, onde são feitos testes de adequação da Maverick, Bronco, Ranger e Transit oferecidos no mercado local.

Procura um carro da Ford? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC