esportivo já foi finalizado na fábrica canadense da Stellantis
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Ele já teve duas grandes fases e ainda era muito popular nos Estados Unidos. Na última semana do ano, a fábrica de Brampton, no Canadá, produziu o último Dodge Challenger. Agora sob a bandeira da Stellantis, a fabricante ira se dedicar a modelos elétricos e híbridos deixando para trás um lendário automóvel esportivo.
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As últimas unidades do Challenger eram da versão SRT demon com V8 6,2 litros com nada menos que 1.025cv. O Challenger vendeu 4,5 milhões de unidades desde 2008 e teve uma grande fase entre 1970 e 1974.
O sindicato anunciou o final do Challenger com várias fotos de funcionários ao lado dos últimos veículos produzidos.
Acima do Charger
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O Dodge Challenger, conhecido há vários anos apenas como Challenger, já teve outras fases de sucesso. Era um carro posicionado acima do Dodge Dart e Charger mas acessível para as famílias.
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O Challenger foi lançado em 1970, vinha na mesma ideia de sucesso do Plymouth Barracuda (e compartilhava a mesma plataforma E-body), um muscle car do grupo Chrysler com preço acessível como de um Mustang ou Camaro. No entanto o Challenger era um passo à frente como um Mercury Cougar, Pontiac GTO ou Chevrolet Corvette e tinha motores maiores e mais potentes.
Nome não era novidade
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A primeira vez que o grupo Chrysler usou o nome Challenger foi em uma versão que durou pouco na linha do Coronet. Era o “Coronet Silver Challenger”, com acabamentos diferenciados sem ser uma versão de performance.
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Além do design inspirado nos carros esportivos, o Challenger tinha motores de alta potência. Vinha em três versões: R/T (Road/Track) com motor V8 de 335cv ou 375cv, com um carburador quadrijet, o Magnum 440 e o topo de linha 426 Hemi V8 de 425cv.
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A Dodge ainda produzia a versão T/A (Trans Am), inspirada no campeonato Trans Am. Durou pouco pois em 1971 já eram apresentadas versões menos potentes mas ainda assim interessantes.
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Nesse ano os estúdios Fox lançaram o filme “Vanishing Point” (Corrida contra o destino no Brasil) onde o jovem motorista Kowalski (Barry Newman) cumpre o desafio de levar um Dodge Challenger do ano desde Denver, no Colorado até São Francisco, Califórnia, em uma viagem de quase dois dias em menos de 15 horas.
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Cinco carros foram cedidos pela Chrysler aos estúdios Fox sendo quatro versões 440 Magnum e uma 383 usadas nas filmagens. Os carros eram originais e só tinham amortecedores reforçados para eventuais cenas de perseguição.
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Os anos passaram e o Challenger chegou à crise de 1973 onde já tinha tido potência e versões reduzidas apagando o brilho do modelo de lançamento. Em 1974, seu último ano, chegou a ter uma série especial “Rallye” com V8 de apenas 150cv e depois se despediu.
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O Challenger voltaria como conceito em 2006 chegando ao mercado na forte onda dos carros vintage como Chrysler PT Cruiser e New Beetle, bem como o Camaro pronto para voltar em 2008. Durou até 2023 com inúmeras versões de sucesso como a Hellcat de nada menos que 717cv. Agora em nova fase a Stellantis pode até trazer uma versão híbrida mas só confirmou até agora um esportivo elétrico já apresentado.