AutoShow

Fim de uma era: VW Gol Last Edition é série de despedida após 42 anos de produção

O Volkswagen Gol, que foi lançado em 1980, deixará de ser produzido depois de 42 anos

Ao todo, serão vendidas 1.000 unidades da edição final do hatchback. Por Felipe Salomão

Grande ganhou tom escurecido para conferir esportividade

O Volkswagen Gol, que foi lançado em 1980, deixará de ser produzido depois de 42 anos. O Gol só perdeu em longevidade para a Kombi que foi produzida por 56 anos ininterruptos deixando as linhas de produção no final de 2013 e também do Fusca lançado em 1950 como importado e produzido entre 1959 e 1986 e depois entre 1993 e 1996.

Rodas são de 15 polegadas em preto

Ao todo, a Volkswagen venderá 1.000 unidades do Gol Last Edition, que traz um design comemorativo e com alusão aos modelos passados, como um emblema resinado semelhante ao desenho das rodas orbital presente em gerações passadas. A grafia Gol Last Edition também remete às primeiras versões do hatchback.

Traseira tem uma faixa preta ligando os faróis em referência a versões esportivas do passado

Por fora, o Volkswagen Gol Last Edition traz rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas derivadas do pacote Urban, para conferir esportividade. O modelo tem um faixa na lateral preta lembrando as versões aventureiras. A grade frontal não tem cromado, o que remete aos modelos dos anos 90. A traseira tem uma faixa preta ligando os faróis em referência a versões esportivas do passado como o modelos GT, GTS e GTI. O interior traz volante, bancos e tapetes com costura na cor vermelha. Também há uma central multimídia, volante multifuncional, computador de bordo, ar-condicionado, entre outros itens.

Modelo traz central multimídia com conexão com smartphones

Apesar de ter revelado o Gol Last Edition, a Volkswagen não revelou todos os equipamentos do hatchback e nem a motorização, que equipará a edição especial. Contudo, uma fonte ligada à Volkswagen informou que o modelo terá motor 1.0 três cilindros de 84cv e 10,3kgfm de torque. A escolha do motor foi justamente porque o antigo 1.6 MSi já fora de linha não foi homologado para a linha 2023 do Gol. Esse motor precisava de ajustes para atender ao Proconve L7 e por isso não equipou a versão de despedida.

Modelo terá apenas 1.000 vendidas

Embora muito tenha se especulado sobre uma produção maior do Gol Last Edition, tal qual ocorreu com a Kombi em 2013, o hatch terá mesmo apenas 1.000 unidades numeradas à venda.

Bancos têm costura em vermelho como as antigas versões esportivas

Trajetória do Gol
O Volkswagen Gol foi projetado no Brasil baseado em outros hatches da marca na Europa como o Scirocco e o Golf e estreou em 1980 com a dura missão de substituir o Fusca, que era o carro popular da marca no passado. A primeira geração durou até 1996 embora o GOL tenha passado por três atualizações, uma em 1985, outra em 1986 e depois a partir de 1991 com linhas mais envolventes. Nesta primeira geração o GOL já teve modelos comemorativos como o GOL Copa de 1982, Gol GT, GTS e o GTI de 1988 que foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica de combustível. Em 1993 surgia o GOL 1.000, versão ainda mais simplificada equipada com motor 1.0 CHT derivado do Escort da Ford por conta da joint venture da Autolatina.

Primeiro Gol chegou ao Brasil para substituir o Fusca

Mas em 1994 surgiu a segunda geração, batizada carinhosamente pelos fãs de Gol Bola que ampliou o espaço interno e o conforto a bordo. A partir de 1999 a Volkswagen anunciou uma terceira geração, mas a plataforma era a mesma de 1994. Foi quando o GOL estreou motores 16V e também o motor 1.0 turbo que não fez sucesso além do modelo flex, o primeiro do mercado, em 2003. Esta geração teve várias atualizações e deu origem ao “GOL G4” que na verdade era atualização do GOL de segunda geração com estilo mais simples assumindo a posição de carro de entrada.

Famoso Gol bola chegou para revolucionar o mercado na época

Em 2008 nasce a terceira geração do Gol com linhas fluidas e dinâmicas, usando a plataforma PQ24 do Polo daquela época. Com maior precisão na construção, foi a geração que durou mais tempo passando por duas grandes atualizações visuais e estreando equipamentos como multimídia e até câmbio automático de seis marchas.

Gol geração três é considerado pelos fãs do carro coma a versão mais bonita já feita pela VW

Ao longo da história o Gol teve versões importantes e usou todos os motores disponíveis em cada momento do mercado: boxer derivado do Fusca, 1.0 turbo, 1.0 aspirado, 1.0 CHT derivado da Ford (Autolatina), 1.6, 1.8 e 2.0.

Volkswagen produziu por muitos anos o Gol na fábrica de Taubaté

Procura um Volkswagen Gol? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC