AutoShow

Fim de semana: saiba porque trocar o filtro de óleo

Tão importante quanto o lubrificante é substituir o filtro na troca: veja o motivo. Por Guilherme Magna

Troca de óleo e do filtro são as medidas mais simples de manutenção. Fonte: Total Divulgação

Um dos itens mais importantes para o bom funcionamento do motor é o óleo e junto com ele vem uma série de peças, entre elas o filtro de óleo. Os lubrificantes ajudam na movimentação das peças metálicas do motor que se movem a todo instante e se desgastam não fossem itens como o óleo. A dúvida mais comum quando o assunto é troca de óleo, é se deve ou não trocar o filtro e quando. O Auto Show falou com especialistas e explica como e porque é preciso trocar o filtro de óleo.

Filtro de óleo da Bosch, uma das principais fabricantes do mercado: Fonte Bosch

“Como orientamos, todos os carros devem fazer as trocas de óleo de acordo com o que orienta seu mecânico e nesse período é muito importante que o filtro também seja trocado. A deficiência na lubrificação do carro pode levar a prejuízos no motor que podem levar a gastos tão altos equivalentes a metade de um carro zero Km. Por isso, estar atento às orientações e prazos é tão importante”, explica Fred Andrade especialista do AutoZ.

Hora certa para troca do filtro

Existem diversos casos para a troca do filtro de óleo. Para veículos que rodam longas jornadas e tem aquecimento do motor é um importante respeitar o prazo de 10 mil km. Já os que rodam dentro das cidades, mesmo que curtas distâncias, mas que encaram engarrafamentos em velocidades inconstantes e abaixo de 10km/h devem ficar atentos, pois o prazo para troca pode ser antes de atingir os 10 mil de rodagem. “Quando o motorista fica nessa situação de “anda / para” o motor não alcança a temperatura correta para lubrificação e tudo que não é queimado (combustível, água) acabam se transformando em sujeira no cárter contaminando o óleo e deixando ele sem a eficiência que precisa ter para lubrificação”, alerta Andrade.

Outro caso são os motoristas que andam em estradas com muita poeira ou lama, isso requer um esforço maior e, portanto, uma lubrificação maior dos componentes do motor. “Para esses, a atenção é imprescindível. Quando a gente fala em troca de filtros, além do filtro de óleo devemos atentar para a verificação e substituição do filtro de ar e de cabine, que são responsáveis por reter impurezas externas. Filtro de ar saturado ocasiona perda de potência do motor e aumento no consumo de combustível. Filtro de cabine contaminado é um risco à saúde”, finaliza.

Andar com o carro na terra reduz o tempo de vida útil do óleo. Fonte: Marcos Camargo Jr

A escolha do filtro também pode influenciar. Seguir as orientações do manual do carro, ficar atento a como está utilizando seu carro, verificar o óleo do veículo pelo menos uma vez ao mês e escolher produtos de qualidade podem ajudar a manter a vida útil do carro e reduzir manutenções e dores de cabeça.


O filtro de óleo não pode ser verificado pelo dono uma vez que ele está sempre em local de difícil acesso e requer ferramenta específica para retirá-lo. Mas acompanhar o nível e a cor do óleo fazendo a sustituição do filtro toda vez que o lubrificante também for trocado ajuda a manter o motor mais saudável.


Quer mais dicas sobre manutenção? O Auto Show tem matérias, análises e informações sempre disponíveis. Aproveite e acesse as mais de 40 mil ofertas do Auto Show e visite os feirões presenciais que acontecem a cada domingo no Shopping ABC e Anhembi.