23 anos de história e 530 mil unidades produzidas ela não resistiu à febre dos SUVs e deixa de ser vendida. Por Marcos Camargo Jr
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/570D3738-8C77-4A6E-902E-FD1241820439.jpeg)
Após o sucesso do Palio, lançado em 1996, a Fiat renovou a opção familiar da marca ao apresentar a então Palio Weekend que teve a fabricação iniciada em 1997. Era a sucessora da versátil Fiat Elba, derivada do Uno, e fez sucesso imediato. As linhas curvas, a versatilidade hoje quase esquecida das station wagon, fizeram dela um modelo desejado no mercado nacional. Mas hoje, 23 anos depois, a Fiat anunciou o fim do modelo após 530 mil unidades vendidas.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/64C09006-6B40-46E7-AE10-49A4E02BF4CB-1024x658.jpeg)
“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/2D07601D-5417-4841-916A-4FF0DAD6C16E.jpeg)
A última unidade produzida é da versão Adventure Locker, topo de linha da Weekend. Apesar do fim confirmado hoje, a perua já vinha perdendo espaço nos últimos anos e desde 2017 era oferecida sob encomenda.
O Auto Show buscou a trajetória da station wagon mais vendida da linha Fiat e relembra sua história de sucesso
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/04006F8D-264A-4B06-A6EC-65B7E35FF5A1.jpeg)
Após o sucesso do Palio em 1996, que deveria ser o sucessor do Uno, a Fiat buscava as derivações da família e lançou em 1997 a perua Palio Weekend. Com o famoso comercial dos “peixinhos” que viralizou (o termo não existia, à época) ela foi um sucesso instantâneo de mercado.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/21C4CFA9-8DEB-4582-B833-329225394BDA.jpeg)
O interior era bem resolvido com acabamento de boa qualidade e opção de tecidos diferenciados nos bancos como as cores azul e verde claro, ou ainda opções de veludo, incomum à época.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/5B21A3AA-A9C7-436A-ADA1-8FDBE5D1E32B.jpeg)
Mantinha as linhas curvas do Palio e tinha suspensão confortável, espaço interno e nível aceitável de equipamentos alem dos 6cm a mais no entre-eixos. Tinha motor 1.5 8V de 76cv disponível em uma versão básica, Stile e a Sport.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/20EB60C7-26BC-4322-84B6-3A776B5AC088.jpeg)
Dois anos depois era lançada a versão Adventure, com adereços que viraram moda como quebra-matos, suspensão mais alta, protetores plásticos de para-choques e detalhes internos. Ganhou motor 1.6 8V e 1.0 de 61cv, de pouco sucesso.
Sofreu quatro reestilizações acompanhando a evolução do Palio, que foi o carro mais vendido do país em 2014, desbancando 27 anos de liderança do Volkswagen Gol.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/B38E66C0-DCB5-49C5-AEEA-8970CEF6A3E0.jpeg)
Em 2012 a Palio Weekend sofria uma mudança importante de estilo e estreava os motores e.TorQ produzidos até hoje nas versões 1.6 e 1.8. Em 2015, perdendo espaço para os utilitários esportivos, entre eles o Jeep Renegade da FCA, a perua perde o nome Palio, indicando também o fim do compacto em breve.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/3F6DAAA4-9B91-47CB-8652-90BEA77DC711.jpeg)
Nos últimos anos ela vinha sendo oferecida basicamente aos frotistas, especialmente após 2017, quando teve a linha simplificada. A FCA divulgou hoje um press release onde anunciou que a Weekend tinha sua “missão cumprida”.
![](https://autoshow.com.br/wp-content/uploads/2020/01/5D88807D-5CCA-4D3F-8AB7-57BFA9A7A3B7.jpeg)