Fiat Topolino vai voltar como modelo elétrico: conheça

A Fiat divulgou uma foto oficial do Topolino, que retoma mais um nome icônico para a marca a exemplo do 500 porém com motor elétrico

Fiat oficializou relançamento de um clássico da marca, vendido entre 1937 e 1957. Por Marcos Camargo Jr.

Modelo tem a cor de lançamento do 500 de 1957 e teto solar de lona – Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat divulgou uma foto oficial do Topolino, que retoma mais um nome icônico para a marca a exemplo do 500 porém com motor elétrico. E usando a sinergia do grupo Stellantis a Fiat usará o Citroën Ami como base de seu novo projeto com identidade própria e perfil de uso pessoal de um carro pequeno para as grandes cidades.

Interior do Ami deverá oferecer base para o novo Topolino – Foto: Citroën/Divulgação

Segundo a Fiat o clássico volta para “fazer os jovens se apaixonarem por carros outra vez” e será focado no transporte acessível e sustentável para o ambiente urbano.

Fiat 500 foi um dos icônicos italianos e segue seu legado até hoje – Foto: Fiat/Divulgação

Visualmente o novo Fiat Topolino não esconde a base do Citroën Ami com a cor teal blue, baseada no tom usado pelo primeiro Fiat 500 que estreou em 1957, ano em que o Topolino saia de cena na Itália. Naquele ano o “Nuova 500” chegaria com novas soluções que mudaram o mercado da época atrapalhando os planos do Fusca alemão em um carro menor e mais eficiente.

Fiat Topolino “original” de 1937: motor de 13cv – Foto: Fiat/Divulgação

O Fiat Topolino elétrico traz itens como teto solar e acabamento interno baseado no 500 Joly, uma versão de apelo jovial do carro com estilo típico dos anos 1950. A Fiat não confirmou nenhum dado técnico mas o Ami usa motor elétrico de 8cv e baterias de 5,5kw, conjunto suficiente para chegar a 45km/h de velocidade máxima é uma autonomia máxima de 75km por recarga feita em até 3 horas em tomada de 220V.

Topolino de 1949: novo estilo e motor de 16cv que seguiu até 1957 – Foto: Fiat/Divulgação

Produzido no Marrocos, o Citroën Ami e o Opel Rocks-e deverá abrir espaço em breve para a linha do Topolino que deverá ter as mesmas medidas que seus irmãos: 2,41m de comprimento, 1,39m de largura e 1,52m de altura. Seu peso total aproximado será de 485kg.

Fiat Balilla de 1932 – Foto: Fiat/Divulgação

Ainda é cedo para dizer quando o Topolino vai chegar ao mercado. O Citroën Ami custa em torno de 3.800 euros (cerca de R$ 21 mil) na França mas o Topolino, com acabamento diferenciado, poderá ser mais caro quando chegar efetivamente ao mercado europeu.

Topolino, 500 e Balilla
O Fiat 500 Topolino foi o primeiro carro verdadeiramente popular da Fiat. Antes dele o Balilla era um compacto familiar depois de uma série de modelos da Fiat dedicados ao mercado de luxo.

Fiat Topolino perua de 1953 – Foto: Fiat/Divulgação

Projetado por Dante Giacosa que epoda era um jovem projetista com 28 anos, o Topolino estreava em 1937 com linhas arredondadas e simpáticas, comportava quatro pessoas e seu motor tinha 569cm3 com parcos 13cv. Era bem mais barato que seu antecessor, o Balilla, e fez sucesso de imediato na Itália e depois em outros países da Europa até a chegada da II Guerra Mundial. Até 1942 foram mais de 122 mil unidades produzidas, um feito inédito.

Atual Fiat 500e elétrico, que é vendido na Europa e no Brasil – Foto: Fiat/Divulgação

Quando tudo se acalmou no Velho Continente o Topolino voltava no fim de 1948 com um novo projeto de design atualizado e motor com 16cv que seguiu fazendo sucesso até 1954 enquanto a denominação 500 seguiu até 1957. Nessa época estreava o Nuova 500, carro icônico para os europeus especialmente os italianos cujo legado segue até hoje no Fiat 500 a combustão e o elétrico 500e que temos por aqui.

Procura um modelo da Fiat? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC