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Fiat Strada cabine “Plus”: pontos positivos e negativos

Testamos o modelo de entrada da utilitária: veja a análise. Por Marcos Camargo Jr

A nova Fiat Strada é um sucesso de vendas e isso não é uma propaganda. Cerca de 40 dias depois do lançamento a nova geração da Strada só tem o que comemorar. Com 25 mil pedidos e tempo de espera que chega a 60 dias a FCA agiliza a produção de Betim para atender a demanda. 

Olhando para a versão básica com cabine simples ou “Plus” como a Fiat a batizou quais são seus pontos positivos e negativos? O AutoShow avaliou o modelo mais barato vendido por R$ 63,5 mil.

Positivos 

Bem equipada para vencer o trabalho árduo; Desde o modelo de entrada ela conta com Controle de estabilidade e tração mantém a trajetória segura com ou sem carga. O sistema TC+ também está na versão de entrada. Em caso de falta de tração ele direciona a força de forma instantânea. Longe de ser uma tração integral mas já ajuda em pequenas demandas. E o ABS Off Road quando exigido mantém a trajetória reta mesmo em frenagens agressivas. 

Suspensão idêntica, o que é bom: Quem compra Strada vai saber que a suspensão traseira com mola foi mantida e a robustez é a mesma em pisos arenosos ou mesmo com lama e cascalhos. 

Baixo custo de manutenção: mantendo o motor antigo na versão de entrada a Strada traz algo que um carro de trabalho precisa ter que é o custo de manutenção reduzido. O motor 8V é econômico e tem peças muito em conta no mercado de reposição e a suspensão é a mesma da antiga versão com mola e amortecedores na traseira. Ao longo do nosso teste a Strada fez 7,4km/litro com etanol em percurso 100% urbano sob trânsito intenso. Ficou abaixo dos 8,3km/litro informados pela Fiat ao Inmetro.

Capacidade de carga: a Strada permite levar 720kg de carga o que é a maior da categoria. Somada à carroceria elevada e a tampa mais leve o compartimento além de grande é fácil de ser manejado.

Negativos 

Pé de boi ao extremo:  Esta é a versão mais em conta da pick-up. Assim o visual despojado impera na Endurance; pára-choques sem pintura assim como retrovisores já mostram o propósito de um certo feito para trabalhar em um carro sem frisos ou cromados. Até mesmo as calotas são vendidas a parte por R$ 150 o jogo.

Motor antigo é limitado: se por um lado ela te valor mais atrativo por outro a solução mecânica é de baixo custo mas bem antiquada. Nesta versão Endurance a Strada usa o velho 1.4 Fire, o mesmo do velho Uno, nenhum ajuste mas mesmo com seus 88cv ela rende o suficiente com o câmbio de cinco marchas já conhecido. 

Preço já encosta na versão seguinte: o valor da Fiat Strada Endurance avaliada é R$ 63.590,00 porém com opcional do pacote Tech que inclui multimídia e câmera de ré (R$ 2.990), capota marítima (R$ 800), calotas (R$ 150), Pack Worker com vidros e travas elétricas além do alarme (R$ 2.500) o preço já chega na versão Freedom com o motor de 109cv.

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