Estilo muda radicalmente mas os motores são os mesmos: a Fiat Strada continuará sendo líder? Por Marcos Camargo Jr
Hoje a Fiat divulgou oficialmente as informações sobre a nova geração da Strada. 22 anos após sua estreia e com duas décadas inteiras de liderança a pick-up compacta da Fiat ainda não chegou ao mercado (essa data de estreia é incerta) mas a responsabilidade é grande para que ela continue líder à frente da Volkswagen Saveiro, Chevrolet Montana e Renault Duster Oroch.
Muda tudo menos motor e nome
Importante destacar que a Strada 2021 é um veículo totalmente. A nova arquitetura usa 90% de aços de alta ou ultra resistência e teve a suspensão modificada com novos amortecedores, barra estabilizadora, travessas e molas. O tradicional feixe de molas duplo na traseira foi mantido. Como manda a legislação, a nova Strada traz controle de estabilidade e tração de série, e um pacote de itens que inclui assistente de partida em rampa e bloqueio de diferencial. Além dos obrigatórios air bags para motorista e passageiro e freios ABS, as versões mais equipadas contam com 4 bolsas e as de cabine dupla já trazem cinto de três pontos, Isofix e encosto de cabeça para todos os ocupantes.
A nova Strada tem 4,48m de comprimento, 2,73m de entre-eixos, 1,73m de largura e 1,57m de altura. Se no tamanho ela mudou pouco o entre-eixos será bem mais generoso.
A capacidade de carga da Strada cabine simples passa para 770kg e 1.354 litros de capacidade volumétrica. Na cabine dupla são 650kg, sem alteração, mas a volumétrica sobe de 680 para 884 litros.
Ainda em termos de capacidade o interior da Strada ganhou novos elementos e estilo retilíneo com vários porta objetos. Os bancos são novos com estrutura mais larga e o interior tem revestimento em preto ao menos nas versões mais caras.
Em termos de motorização a Fiat adota soluções conhecidas: 1.4 Fire EVO com 88cv e 12,5kgfm de torque nas versões mais em conta ou o 1.3 Firefly de 109cv e 14,9kgfm. O câmbio é sempre manual de cinco velocidades enquanto o motor turbo ou câmbio CVT não chegam.
Multimídia nova
A FCA lança na Strada uma nova multimídia neste painel com tela de 7 polegadas, espelhamento sem cabo, Bluetooth que permite a conexão simultânea de dois aparelhos e suporte para Apple Car Play e Android Auto. Se trata de um novo equipamento ainda não disponível nos outros veículos da linha Fiat e Jeep que usam o já conhecido sistema Uconnect.
Versões e conteúdos
Antes de conhecermos os pacotes Endurance, Freedom e Volcano vale lembrar que a Strada Working 1.4 Fire EVO continuará sendo oferecida na versão cabine simples e a arquitetura da antiga geração.
Futuramente haverá uma versão Working com cabine dupla que já foi registrada no INPI mas não estará disponível em um primeiro momento.
Endurance CS e CD 1.4 Fire EVO
Estará disponível com cabine simples e dupla com o motor 1.4 Fire EVO e traz como pacote de série 2 airbags, freios ABS, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, rodas de aço aro 15, protetor de caçamba e porta-escada, cabeamento para som e computador de bordo. Opcionais: conjunto elétrico, multimídia, volante multifuncional, entrada USB, câmera e sensor de ré.
Freedom CS e CD 1.3 Firefly
A intermediária estará disponível nas versões com cabine simples e dupla traz direção elétrica, brake light, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e retrovisores elétricos, alarme, display de 3,5´´ no painel, USB, volante multifuncional, rodas de liga leve com 15 polegadas, farois de neblina, retrovisores na cor da carroceria bem como as maçanetas e sensor de pressão dos pneus. Opcionais: multimídia além de câmera e sensor de ré.
Volcano CD 1.3 Firefly
A versão topo traz acessórios e visual mais carregado. Esta versão ganha bancos em tecido e couro, vidros elétricos nas quatro portas, farois em LED, multimídia com câmera e sensor de ré, capota marítima, santantônio, barras no teto, pneus de uso misto aro 15 e dupla entrada USB.
Conclusão: a Fiat Strada muda completamente mas mantém sua essência até mesmo na motorização. É certo que a ausência do motor turbo e câmbio automático impedirá a Fiat de explorar novos consumidores neste nicho. Ainda assim, a robustez e economia de combustível bem como a boa capacidade de carga estão mantidas na nova geração.
Ao olharmos para as concorrentes como a Saveiro 1.6, Montana 1.4 e Duster Oroch 1.6 com versões mais enxutas e sem expectativa de mudanças é possível prever que a Fiat continuará à frente com a Strada. A Fiat lançou hoje um Hot site com informações sobre a Strada e também irá fazer pré-reservas para o modelo a exemplo do que a Chevrolet fez com o Tracker:
Tem um utilitário? Anuncie gratuitamente seu carro, moto, SUV ou pick-up no nosso no site do AutoShow.com.br. São anúncios com máxima visibilidade, 12 fotos e descrição para você vender seu carro no site do maior feirão do país. Faça o anúncio: https://bit.ly/AnuncieGratis_AutoShow