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Fiat interrompe produção do Pulse por falta de componentes eletrônicos

A Fiat paralisou nesta semana a produção de modelos Fiat e Peugeot em Betim, Minas Gerais. A medida afeta diretamente a linha de montagem do Pulse, Mobi, Argo, Strada, Fiorino, além da Peugeot Partner Rapid bem como a unidade de motores

Fábrica de Betim ficará sem produzir por dez dias e trabalhadores têm férias coletivas. Por Felipe Salomão

Segundo a Stellantis, essa paralisação é para adequar o ritmo e volume de produção diante da disponibilidade de peças e insumos

A Fiat paralisou nesta semana a produção de modelos Fiat e Peugeot em Betim, Minas Gerais. A medida afeta diretamente a linha de montagem do Pulse, Mobi, Argo, Strada, Fiorino, além da Peugeot Partner Rapid bem como a unidade de motores. Com isso, os trabalhadores já entraram em férias coletivas. De acordo com a Stellantis, dona da marca, essa paralisação é para adequar o ritmo e volume de produção diante da disponibilidade de peças e insumos.

Mais de 5 mil trabalhadores já estão em férias coletivas concedidas pela empresa

Segundo o jornal O Tempo, 5.500 trabalhadores já estão em férias coletivas concedidas pela empresa. As outras fábricas da companhia, que ficam localizadas em Goiana, Pernambuco, e Porto Real, Rio de Janeiro, não foram afetadas desta vez.

Fiat Strada também é produzida em Betim, Minas Gerais,

Crise dos semicondutores persiste
A crise mundial por falta de semicondutores teve início com a pandemia de Covid-19, já que a cadeia global de produção de componentes e chips eletrônicos mudou de estratégia para atender ao forte crescimento das vendas de eletrônicos no mundo nesse período.

Crise mundial por falta de peças afetou diversas empresas

Desta maneira, o setor automotivo, que esperava uma grave crise de demanda com os lockdowns, suspendeu encomendas desses equipamentos geralmente de origem asiática. Contudo, com o crescimento das vendas de veículos, as fábricas de componentes eletrônicos não conseguiram dar conta da demanda do segmento automotivo causando interrupções de produção e aumentos de preço. Por isso, os componentes demoram a chegar às fabricantes de automóveis, o que tem comprometido a produção de carros e a recuperação da indústria.

Stellantis foi uma das marcas menos afetadas pela falta de peças ao ter mantido boa parte de suas encomendas de fornecedores

A Stellantis foi uma das marcas menos afetadas pela falta de peças ao ter mantido boa parte de suas encomendas de fornecedores. No Brasil, a falta de peças chegou a afetar a produção por meses seguidos das empresas Volkswagen (que ainda sofre atrasos da produção), General Motors (que chegou a suspender a produção do Onix completamente por seis meses), Hyundai e Toyota.

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