AutoShow

Fiat Fiorino “Panorama” com 5 lugares? Exportamos para a Europa: relembre

Pick-up deu origem a um veículo interessante que jamais tivemos por aqui. Por Marcos Camargo Jr

A Fiat Fiorino baseada no Uno foi lançada no Brasil ainda nos anos 1980 substituindo o veículo com o mesmo nome derivado do 147 que saiu de linha em 1988. Como sabemos, versões interessantes eram produzidas no Brasil e exportadas para vários países como a Itália, a “terra mãe” da marca italiana.

Uma das versões mais curiosas (e para não dizer bonitas) da Fiat Fiorino era a “Panorama”. Antes de tudo vale lembrar que esse sobrenome na Itália significava qualquer veículo com janelas amplas e visão “panorâmica”.

O nome surgiu com o 128 vendido a partir de 1969 e seguiu na década de 1970 sendo substituído a partir de 1980 pela Panorama que era feita em Betim e também oferecida na Europa.

Voltando a Fiorino começamos a exportar a pick-up em 1991 para a Itália. Além do motor 1.050 havia a versão 1.300 em opções sempre com baú pois na Europa já não era permitido fazer transporte em caçambas abertas já naquela época.

Uma das curiosidades era a versão “Max” com parte do teto escamoteavel ampliando a capacidade de carga para objetos maiores.

A versão Panorama era a mais interessante de todas. Tinha um segundo banco traseiro o que permitia levar no total 5 pessoas além de um amplo espaço para bagagem. Era um bom veículo misto para pequenos serviços onde era preciso levar junto a equipe de trabalho. No final de semana também servia como bom carro familiar e fez muito sucesso.

A Fiorino italiana fabricada no Brasil chegou a ser reestilizada discretamente em 1997 e sempre fez muito sucesso fruto do seu bom espaço interno, economia e baixa manutenção.

Nos comerciais a Fiat usava o slogan: “símbolo de uma Itália que trabalha” mostrando as vantagens da pick-up em várias versões.

O modelo foi exportado até o ano 2000 e desde 2007 a Fiat produz a terceira geração da Fiorino na Europa onde que segue fazendo sucesso pela versatilidade e economia para o trabalho.

Procura um bom carro de trabalho? O AutoShow tem centenas de ofertas no site. Aproveite e anuncie seu carro de graça nas nossas plataformas e faça o melhor negócio do Brasil nos feirões presencias e também pela internet. São mais de 1 milhão de acessos por mês, mais de 250 mil seguidores nas redes sociais e mais de 5.000 pessoas toda semana circulando nos feirões.