Fiat Cronos 1.8 Drive AT6: pontos positivos e negativos

Estilo e bom porta malas conquistam mas motor antiquado e consumo alto pesam contra. Por Marcos Camargo Jr

O Fiat Cronos chegou em 2018 e nunca alcançou a liderança dos sedãs compactos, posto que pertence ao Chevrolet Onix Plus e, em segundo lugar, ao Volkswagen Virtus. É inegável que o Fiat é bonito, bem equipado e competitivo mas a boa fama dos modelos GM e Volks não fazem dele um protagonista. Vendido com motores 1.3 e 1.8 com preços a partir de R$ 63 mil, desta vez avaliamos o Cronos Drive 1.8 com câmbio automático de seis marchas e preço de R$ 76,9 mil como mostrado nestas fotos onde estão itens a mais como o ar condicionado digital. Mas quais são seus pontos positivos e negativos? O AutoShow conferiu para você:


Pontos positivos


Design atual: as linhas que estrearam no Argo há três chegaram ao Cronos no ano seguinte. Com desenho fluído, inspirado no Tipo europeu, o Cronos é ingavelmente bonito com grade dianteira esculpida entre capô e parachoque, traseira de linhas ascendentes e vincos por toda a carroceria sugerindo um carro de categoria superior. Por dentro, linhas curvilíneas e esportivas combinam com todo o conjunto. Mais arrojado até que o atual líder Onix Plus, o Cronos tem estilo que agrade mesmo nesta versão Drive que não traz cromados, usa calotas aro 15 e dispensa até farois auxiliares.


Baixa manutenção: Se por um lado o motor  1.8 e-Torq de até 139cv e torque de 19,3kgfm, é antigo, por outro ele traz baixa manutenção. Produzido desde 2011 quando equipou a Palio Weekend Adventure, o motor ganhou evoluções nos anos seguintes mas a receita é a mesma. Assim, é fácil encontrar peças para ele em todo o lugar: o comando de corrente tem alta durabilidade, baixo ruído e índice de falhas que conquistam compradores. O motor é o mesmo usado no Renegade Flex e no Argo Trekking 1.8 além da Fiat Toro flex.


Bom porta malas: Com 4,43m de comprimento e 2,52m de entre-eixos ele não é o maior porém é o mais bem aproveitado do segmento. Porta malas de 525 litros é fundo, com bom espaço para bagagens e os passageiros ficam à vontade no banco de trás. Uma das razões são os bancos estreitos que não ocupam muito espaço. Os mais altos só podem raspar a cabeça ao sair do carro, mas é algo normal e esperado para o seu desenho.



Pontos negativos


Motor saindo de linha: Se o motor é barato de manter por outro lado o e.TorQ 1.8 está mesmo com os dias contados e deve ser substituído – no Cronos – ano que vem pelo 1.0 turbo que certamente irá substitui-lo com 130cv. Sendo mais leve o Firefly turbinado terá a mesma relação peso potência que o 1.8. 

Consumo alto: O consumo do carro também não é dos melhores: faz 8km/l na cidade e 10km/l na estrada com etanol e 10,5km/l ou 12,2km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

Preço das revisões é alto: O preço das seis primeiras revisões até os 60.000 quilômetros sai por R$ 4.075,00 o que é bem mais que seus principais concorrentes. Assim, muitos proprietários evitam a concessionária fugindo do preço alto da mão de obra. As peças, no entanto, tem bom preço mas o valor da assistência na rede oficial pode sair caro no bolso.