Imagem Jumbotron

Fenabrave: 2,2 mil concessionárias podem fechar definitivamente

Vendas em crise por conta do coronavírus podem levar a uma crise mais ampla no varejo. Por Marcos Camargo Jr

Na última semana a Fenabrave, associação dos distribuidores de veículos no país divulgou um estudo que aponta o risco de 30% das lojas fecharem definitivamente no país nos próximos 15 dias. Este é mais um reflexo negativo da pandemia do coronavírus que obrigou o fechamento de quase 7.300 concessionárias em todo o país.

O AutoShow já havia destacado a a queda na produção de veículos que chegou a  99% com apenas 1.800 veículos produzidos no mês de abril.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção comentou a gravidade da situação em uma coletiva de imprensa transmitida pela internet “30% [dos concessionários] não suportam mais 15 dias pro falta de liquidez”. 

Na última semana o Auto Show entrevistou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes que lembrou: “as concessionárias terão que se reinventar mas elas continuam dependendo da venda de veículos. Por isso volto na questão da negociação com o BNDES pois precisamos de fôlego para voltar a operar. As concessionárias são formadas por capital nacional, geralmente empresas familiares, e a gente olha com preocupação para que distribui e vende. Se tivermos liquidez vamos garantir uma cadeia funcionando, empregos, mas se faltar essa oxigenação ficará difícil", disse.

A Fenabrave disse que há uma falta de crédito disponível no setor automotivo o que já foi apontado por outros setores como o comércio, serviços em geral e alguns setores da indústria. A associação pede ajuda de R$ 40 bilhões para manter as atividades do varejo de veículos com alguma liquidez. É uma posição diferente em relação a Anfavea que não quer incentivos desse tipo e sim os créditos tributários de R$ 25 bilhões.

Atualmente alguns estados tem concessionárias funcionando mas em boa parte das lojas as oficinas seguem abertas para atender chamados de recall, serviços de manutenção preventiva e corretiva e algumas tem faturado veículos usando canais de venda on-line e até delivery para atender seus clientes.

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidos

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Comissão do Senado aprova fim dos carros a gasolina no Brasil

Imagem Media

Prós e contras Jeep Renegade Limited 2020

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Carros que você talvez gostaria:

star
DUSTER | DYNAMIQUE 1.6 HI-FLEX 16V MEC.

2013/2012 • 4 portas • 106.000 km

35.000
star
CITY | SEDAN EXL 1.5 FLEX 16V 4P AUT.

2015/2015 • 4 portas • 53.000 km

50.990
star
RANGE | ROVER EVOQUE PURE TECH 2.0 AUT. 5P

2012/2012 • 4 portas • 29.700 km

94.000
star
TRAILBLAZER | LTZ 2.8 CTDI DIESEL AUT.

2016/2017 • 4 portas • 52.200 km

144.800
Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.