AutoShow

Fenabrave: 2,2 mil concessionárias podem fechar definitivamente

Vendas em crise por conta do coronavírus podem levar a uma crise mais ampla no varejo. Por Marcos Camargo Jr

Na última semana a Fenabrave, associação dos distribuidores de veículos no país divulgou um estudo que aponta o risco de 30% das lojas fecharem definitivamente no país nos próximos 15 dias. Este é mais um reflexo negativo da pandemia do coronavírus que obrigou o fechamento de quase 7.300 concessionárias em todo o país.

O AutoShow já havia destacado a a queda na produção de veículos que chegou a  99% com apenas 1.800 veículos produzidos no mês de abril.

O presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção comentou a gravidade da situação em uma coletiva de imprensa transmitida pela internet “30% [dos concessionários] não suportam mais 15 dias pro falta de liquidez”. 

Na última semana o Auto Show entrevistou o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes que lembrou: “as concessionárias terão que se reinventar mas elas continuam dependendo da venda de veículos. Por isso volto na questão da negociação com o BNDES pois precisamos de fôlego para voltar a operar. As concessionárias são formadas por capital nacional, geralmente empresas familiares, e a gente olha com preocupação para que distribui e vende. Se tivermos liquidez vamos garantir uma cadeia funcionando, empregos, mas se faltar essa oxigenação ficará difícil”, disse.

A Fenabrave disse que há uma falta de crédito disponível no setor automotivo o que já foi apontado por outros setores como o comércio, serviços em geral e alguns setores da indústria. A associação pede ajuda de R$ 40 bilhões para manter as atividades do varejo de veículos com alguma liquidez. É uma posição diferente em relação a Anfavea que não quer incentivos desse tipo e sim os créditos tributários de R$ 25 bilhões.

Atualmente alguns estados tem concessionárias funcionando mas em boa parte das lojas as oficinas seguem abertas para atender chamados de recall, serviços de manutenção preventiva e corretiva e algumas tem faturado veículos usando canais de venda on-line e até delivery para atender seus clientes.