Renault e BMW voltaram a produzir em SC e PR: Volkswagen e FCA voltam ao longo do mês de maio. Por Marcos Camargo Jr
Aos poucos as fábricas de veículos do país começam a retomar a produção de veículos em meio à pandemia do coronavírus (COVID-19). Nesta semana a Renault, em São José dos Pinhais/PR e a BMW, em Araquari/SC, anunciaram uma retomada no parque produtivo. A FCA (Fiat Chrysler) que fabrica veículos das linhas Fiat e Jeep devem voltar à produção dia 11 de maio assim como a Volkswagen.
Por meio de nota, a Renault afirmou que o processo de segurança é adotado com o trabalhador assim que ele sai de casa, “Em nossas linhas de ônibus exclusivas, temos a medição da temperatura de cada colaborador e o uso de máscara é obrigatório. Os colaboradores também precisam sentar em assentos distantes”, afirma a nota. Na entrada da fábrica ainda estão disponíveis alguns tapetes para higienização dos calçados e ocorre uma nova medição de temperatura e a entrega de novas máscaras. No Complexo Ayrton Senna há quatro fábricas: veículos de passeio, comerciais, injeção de alumínio e motores.
A BMW também retomou as operações na fábrica em Araquari, mas com maior esforço na higiene e no distanciamento entre os colaboradores, bem como a distribuição de kits de máscaras e um rearranjo dos refeitórios. Os colaboradores que fazem parte do grupo de risco, seguem afastados.
A FCA confirmou que irá reabrir as linhas de produção no Brasil no próximo dia 11 de maio, o que inclui Betim/MG (Fiat) e Goiana/PE (Jeep). A reabertura é feita na sequência da reativação feita na China e na Europa. As plantas de Melfi, Mirafiori e Atessa já foram retomadas. Na Índia a unidade de Ranjangaon será retomada dia 18 de maio assim como nos Estados Unidos com exceção de fábrica de Belvidere, em Illinois, região de Chicago, que será retomada apenas em julho.
A Volkswagen que já reiniciou suas atividades na China, na Alemanha e em outras plantas da Europa, agora deve retomar a produção de veículos no Brasil ao longo de maio. Atualmente a fábrica da VWCO (Caminhões e Ônibus) em Resende/RJ já voltou a fabricar veículos comerciais. . Na Argentina a produção de transmissões em Córdoba foi reiniciada em 29 de abril.