Fabricante de peças do iPhone lança SUV elétrico com 517cv

Ao apresentar o BYD TAN no país a gigante chinesa deu um passo importante em seu primeiro produto que pode ser comprado nas concessionárias

Entregas começam apenas no primeiro semestre de 2022. Por Marcos Camargo Jr.

SUV tem 4,87m de comprimento e 2,82m de entre eixos

Ao apresentar o BYD TAN no país a gigante chinesa deu um passo importante em seu primeiro produto que pode ser comprado nas concessionárias. A fabricante de baterias do iPhone, do monotrilho de Salvador e de São Paulo e de mais de 1,3 milhão de veículos elétricos acaba de lançar o TAN EV. O Crossover elétrico tem porte elevado, visual esportivo e um conjunto mecânico de impressionar: são dois conjuntos elétricos, um em cada eixo, somando 517cv privilegiando a tração traseira. Com muita tecnologia e desempenho o AutoShow acelerou a novidade no interior de SP.

Modelo tem tela multimídia de 15,6 polegadas com rotação automática

E na real: Como anda o BYD TAN?
Foi um primeiro contato com o veículo que durou apenas trinta minutos. Em um circuito fechado, nem houve tempo para testar algo além de curvas fechadas e retas curtas. Mas o BYD Tan impressiona ao volante.

TAN EV tem 5 anos de garantia para o veículo e 8 anos de garantia das baterias sem limite de quilometragem

Com dois motores com mais força na traseira o TAN é firme na aceleração e literalmente gruda o motorista no banco. São 517cv e 68kgfm de torque imediatos. Há tecnologia contra inclinação da carroceria além de controles de tração e estabilidade que mantém a segurança. Mas na prática o TAN é muito potente para o seu perfil e tem rolagem maior do que o esperado nas curvas. O volante é leve mas para um carro tão forte deveria ser melhor calibrado o que não ocorre mesmo no modo “Sport”. No modo de regeneração das baterias a frenagem é automática e “segura” mais o carro. Mas não deu para perceber o quanto ela ajuda a melhorar a autonomia.

Novidade estará disponível em cinco cores: azul, branco, preto, vermelho e cinza escuro

Deu para perceber o quanto o TAN é espaçoso: 4.87m de comprimento, 1,95m de largura e 1,72m de altura. A distância entre-eixos é de bons 2,82m sobrando espaço para adultos na terceira fileira apesar da perna flexionada pela altura do carro. Toda a parte inferior é composta pelo conjunto de baterias de 86,4 kWh do tipo “blade” lítio-ferro-fosfato (LFP) que são mais duráveis e eficientes. Aliás, a BYD é referência em geradores, acumuladores e baterias fornecendo para outras indústrias inclusive do setor automotivo.

Luxuoso
A ideia da BYD é explorar o difícil segmento premium. O acabamento do carro é bem feito desde a escolha até a aplicação dos materiais. Há couro, metal, plástico e boa qualidade nos comandos. O painel, em três níveis, traz um cluster de 12,3 polegadas e uma imensa multimdia de 15 polegadas que rotaciona para a vertical ou horizontal.

Modelo tem painel de instrumentos digital

Mas há senões. Além do “Build your dreams” (construa seus sonhos) na tampa do porta malas há a mesma inscrição na saída do ar condicionado para o segundo banco, soleiras e um volante de aro fino e, embora abaulado, poderia ser melhor e abrir mão do emblema “BYD” ao centro, o que destoa completamente do conjunto.

Com teto panorâmico e elétrico, o TAN EV tem 6 airbags, freios Brembo com seis pistões, câmera de 360 graus com cinco câmeras e 11 sensores, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, alerta de tráfego cruzado (RCTA), sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de permanência em faixa LKS e frenagem automática de emergência.

AutoShow esteve presente no evento de lançamento

Ousadia e estratégia
O TAN EV tem 5 anos de garantia para o veículo e 8 anos de garantia das baterias sem limite de quilometragem. Os planos são ousados. A BYD se estabeleceu no país em 2015 e já em 2017 inaugurava uma segunda unidade para fabricar módulos fotovoltaicos. A marca fala que “está em contato com os maiores grupos comerciais do segmento” e promete 35 concessionárias até o fim de 2022. O preço do TAN EV ainda não está definido porém a BYD adiantou que seu Crossover elétrico terá preço entre R$ 400 e R$ 500 mil.

Modelo tem 437 km de autonomia média 

Com pouco mais de 1,3 milhão de veículos elétricos feitos no mundo a BYD está presente no país desde 2015 e há quatro anos tem uma unidade em Campinas onde tem unidade de produção de baterias e módulos fotovoltaicos.

Procura um carro da BYD? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC