Entregas começam apenas no primeiro semestre de 2022. Por Marcos Camargo Jr.
Ao apresentar o BYD TAN no país a gigante chinesa deu um passo importante em seu primeiro produto que pode ser comprado nas concessionárias. A fabricante de baterias do iPhone, do monotrilho de Salvador e de São Paulo e de mais de 1,3 milhão de veículos elétricos acaba de lançar o TAN EV. O Crossover elétrico tem porte elevado, visual esportivo e um conjunto mecânico de impressionar: são dois conjuntos elétricos, um em cada eixo, somando 517cv privilegiando a tração traseira. Com muita tecnologia e desempenho o AutoShow acelerou a novidade no interior de SP.
E na real: Como anda o BYD TAN?
Foi um primeiro contato com o veículo que durou apenas trinta minutos. Em um circuito fechado, nem houve tempo para testar algo além de curvas fechadas e retas curtas. Mas o BYD Tan impressiona ao volante.
Com dois motores com mais força na traseira o TAN é firme na aceleração e literalmente gruda o motorista no banco. São 517cv e 68kgfm de torque imediatos. Há tecnologia contra inclinação da carroceria além de controles de tração e estabilidade que mantém a segurança. Mas na prática o TAN é muito potente para o seu perfil e tem rolagem maior do que o esperado nas curvas. O volante é leve mas para um carro tão forte deveria ser melhor calibrado o que não ocorre mesmo no modo “Sport”. No modo de regeneração das baterias a frenagem é automática e “segura” mais o carro. Mas não deu para perceber o quanto ela ajuda a melhorar a autonomia.
Deu para perceber o quanto o TAN é espaçoso: 4.87m de comprimento, 1,95m de largura e 1,72m de altura. A distância entre-eixos é de bons 2,82m sobrando espaço para adultos na terceira fileira apesar da perna flexionada pela altura do carro. Toda a parte inferior é composta pelo conjunto de baterias de 86,4 kWh do tipo “blade” lítio-ferro-fosfato (LFP) que são mais duráveis e eficientes. Aliás, a BYD é referência em geradores, acumuladores e baterias fornecendo para outras indústrias inclusive do setor automotivo.
Luxuoso
A ideia da BYD é explorar o difícil segmento premium. O acabamento do carro é bem feito desde a escolha até a aplicação dos materiais. Há couro, metal, plástico e boa qualidade nos comandos. O painel, em três níveis, traz um cluster de 12,3 polegadas e uma imensa multimdia de 15 polegadas que rotaciona para a vertical ou horizontal.
Mas há senões. Além do “Build your dreams” (construa seus sonhos) na tampa do porta malas há a mesma inscrição na saída do ar condicionado para o segundo banco, soleiras e um volante de aro fino e, embora abaulado, poderia ser melhor e abrir mão do emblema “BYD” ao centro, o que destoa completamente do conjunto.
Com teto panorâmico e elétrico, o TAN EV tem 6 airbags, freios Brembo com seis pistões, câmera de 360 graus com cinco câmeras e 11 sensores, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, alerta de tráfego cruzado (RCTA), sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de permanência em faixa LKS e frenagem automática de emergência.
Ousadia e estratégia
O TAN EV tem 5 anos de garantia para o veículo e 8 anos de garantia das baterias sem limite de quilometragem. Os planos são ousados. A BYD se estabeleceu no país em 2015 e já em 2017 inaugurava uma segunda unidade para fabricar módulos fotovoltaicos. A marca fala que “está em contato com os maiores grupos comerciais do segmento” e promete 35 concessionárias até o fim de 2022. O preço do TAN EV ainda não está definido porém a BYD adiantou que seu Crossover elétrico terá preço entre R$ 400 e R$ 500 mil.
Com pouco mais de 1,3 milhão de veículos elétricos feitos no mundo a BYD está presente no país desde 2015 e há quatro anos tem uma unidade em Campinas onde tem unidade de produção de baterias e módulos fotovoltaicos.
Procura um carro da BYD? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC