Veículos elétricos terão espaço mas SUVs ainda serão destaque por um bom tempo. Por Guilherme Magna e Marcos Camargo
O Salão de Frankfurt revela grandes novidades não só para o mercado europeu. O Brasil também terá carros novos, especialmente SUVs, de acordo com Pablo Di Si, presidente da montadora para a América Latina, que deu detalhes sobre o que teremos no nosso mercado. Veja o que a montadora prepara para o Brasil e que chega até 2022.
O primeiro é o T-Sport, SUV com design cupê baseado no Polo (plataforma MQB) e que fará dupla com o T-Cross. Seguindo a tendência de esportivar os utilitários esportivos, o T-Sport tem uma traseira mais curta como a dos antigos cupês. Pode usar os motores da casa como o 1.0 e 1.4 TSi, também já empregados nessa plataforma no T-Cross.
O segundo é a picape Tarok, usando estrutura monobloco, para concorrer com a Fiat Toro, Renault Duster Oroch e um novo produto que chegará na linha Chevrolet. A Tarok já foi apresentada como conceito ano passado mas chegará mesmo em janeiro de 2022.
O terceiro é o SUV Tarek, de porte médio, que será o concorrente do Compass, na faixa de R$ 110 a R$ 130 mil. Já tem plataforma (MQB), motor 1.4 TSi pronto e é fabricado na China.
E por fim, a grande novidade antecipada por Pablo Di Si, presidente da montadora na América do Sul: a Volkswagen prepara mais um SUV mundial que será lançado após o T-Sport. Ficará abaixo do T-Cross, e também é baseado no Polo. Chega até 2021.
Em termos de carros elétricos, Di Si disse aos jornalistas presentes no evento que a infraestrutura do Brasil ainda impede que eles se popularizem aqui. Também aposta que os híbridos terão maior chance como o Golf GTE que chega em outubro, por exemplo. Ainda assim temos chance de ver aqui o E-Up!, apresentado na Europa.
Fã da linha Volkswagen? Veja milhares de anúncios no site do Auto Show e conheça também os feirões presenciais realizados todo domingo no Anhembi e estacionamento do Shopping ABC.