Vendas devem crescer 6% mas desafio está na renovação de frota e no crédito. Por Marcos Camargo Jr

O 33º Congresso & ExpoFenabrave começou hoje no São Paulo Expo, reunindo líderes do setor automotivo, representantes do governo e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

O evento, que vai até o fim da semana, debate temas como renovação de frota, carga tributária, crédito e a participação da cadeia de autopeças. O Congresso é organizado pela Fenabrave e pela The Experiencie Company, empresa especializada em eventos automotivos como Rent Next, Smart City e Feirão AutoShow

Na abertura, Arcelio Júnior, presidente da Fenabrave, destacou a necessidade de reduzir impostos, como o IOF nas operações de risco sacado.

Igor Calvet, da Anfavea, ressaltou a importância da integração entre fabricantes, concessionários e distribuidores.

O secretário Guilherme Campos, do Ministério da Economia, citou o papel do etanol e dos programas Mover e Combustível do Futuro na transição energética. Já Guilherme Afif Domingos defendeu crédito acessível e juros mais baixos para modernização da frota.

O prefeito Ricardo Nunes alertou para o aumento de veículos com placas falsas e destacou as 32 mil câmeras do sistema Smart Sampa para combater o problema, além de projetos para recolher carros abandonados.

Com 8.300 concessionárias em 951 cidades, o setor gera 350 mil empregos e responde por 8% do PIB. Para 2025, a Fenabrave projeta crescimento de 6% nas vendas, mas reforça a urgência de medidas para crédito e renovação de veículos.