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Exemplo: Porsche preserva modelo 959 que venceu o rali Paris-Dakar no ano de 1986

Exemplo para várias marcas, a Porsche irá exibir em eventos um dos três clássicos 959 que marcaram época no Rali Paris-Dakar. Após rodar 18.000km entre a Europa e a África e 36 anos depois da competição

Veja como a Porsche preserva clássico 959 após uma restauração mecânica completa. Por Marcos Camargo Jr.

Motor, câmbio, suspensão e carroceria foram totalmente revisados para que o Porsche 959 possa volta “a ativa”

Exemplo para várias marcas, a Porsche irá exibir em eventos um dos três clássicos 959 que marcaram época no Rali Paris-Dakar. Após rodar 18.000km entre a Europa e a África e 36 anos depois da competição, um dos modelos foi totalmente desmontado sem restauração para a exibição em eventos organizados pela marca.

Esportivo recebeu à época modificações como amortecedores duplos, pneus off-road, diferencial central com controle eletrohidráulico

O carro recebeu à época modificações como amortecedores duplos, pneus off-road, diferencial central com controle eletrohidráulico e outras mudanças chegou a atingir 210km/h e cumpriu os 18.000 quilômetros do Rali Paris-Dakar 1986 sem qualquer tipo de problema.

Motor do 959 é um seis cilindros turbo refrigerado por ar e água que rende 294cv

Para cumprir todo o trajeto a engenharia da Porsche fez ainda modificações como instalar controles eletrônicos de motor nas partes superiores do carro. Resfriadores de óleo foram otimizados e, para reduzir peso, portas e capô foram feitos em Kevlar.

Jacky Ickx, ex-piloto da Porsche, foi o primeiro a ser convidado para dirigir o clássico 959

Revisão completa
Desde 1986 o Porsche 959 nunca tinha sido desmontado. Após o processo cuidadoso, foram notados pontos de corrosão na carroceria pois na época o carro havia passado por vários trechos alagados. Porém, algumas características como a areia do deserto africano foi mantida no veículo.

Interior do esportivo, que cumpriu os 18.000 quilômetros do Rali Paris-Dakar 1986 sem qualquer tipo de problema

Motor, câmbio, suspensão e carroceria foram totalmente revisados para que o Porsche 959 possa volta “a ativa” ainda que apenas em eventos especiais organizados pelo Porsche Heritage e pelo Museu da Porsche. O motor do 959 é um seis cilindros turbo refrigerado por ar e água que rende 294cv, desempenho atenuado por conta das condições do combustível ao longo da prova nos anos 1980. Jacky Ickx, ex-piloto da Porsche, foi o primeiro a ser convidado para dirigir o clássico 959. Parte da equipe de 18 pessoas também fez parte da revelação do carro 36 anos após a conquista do Paris-Dakar.

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