Pelas redes sociais, 391 pessoas optaram pelo Onix ou HB20: veja o que você encontra nas versões mais baratas. Por Marcos Camargo Jr
Os dois mais importantes lançamentos do ano no segmento dos compactos, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 travam uma ampla batalha pela preferência do consumidor. São carros de alto volume, tendo o GM como líder e o HB20 como segundo ou terceiro colocado na média deste ano de 2019.
Na última semana, o Auto Show fez uma enquete sobre qual o carro o público prefere usando o perfil do Instagram @feiraoautoshow. Em um universo de 391 pessoas, o Chevrolet Onix ficou com 53% da preferência do público e o Hyundai HB20 com 47%. Estes dados não tem relação com a compra efetiva do veículo mas sim a mera preferência apontada pelo público. A pergunta lançada foi: “você com R$ 47 mil compraria o HB20 ou o Onix Joy?”
Enquanto mostramos versões topo de linha de modelos compactos consagrados, sabemos que boa parte do mercado, dos consumidores comuns, querem saber mais sobre as versões de entrada dos carros mais vendidos. Assim, detalhamos a seguir o conteúdo das versões de entrada de cada veículo, como complemento da nossa pergunta.
Os mais baratos
Esta semanas chega ao mercado o novo HB20, carro que o Auto Show já conheceu e testou há pouco menos de um mês que na versão de entrada tem o motor 3 cilindros aspirado de 80cv (etanol). Por outro lado temos o Chevrolet Onix, líder de mercado, que manterá a carroceria antiga e também o motor 1.0 quatro cilindros SPE/4 ECO com os mesmos 80cv (etanol). Nos dois carros, os modelos de entrada usam motores já conhecidos há muito tempo e neste caso o Hyundai tem vantagem inicial: o motor Três cilindros é moderno.
Com R$ 47,5 mil você pode levar o Hyundai ou o Onix para casa. Com este orçamento, quais são os itens de série que o consumidor vai encontrar?
Chevrolet Joy 1.0
Agora abrindo mão do nome Onix, o Chevrolet Joy tem o mesmo design de 2016 e o interior que nasceu com o carro em 2013. Agora ele traz o emblema da GM na cor preta e calotas escuras. O motor mesmo quatro cilindros porém com várias melhorias e agora é chamado SPE/4 ECO que rende 78cv com gasolina e 80cv com etanol e entrega torque máximo de 9,8 kgfm a 5.200rpm.
A vantagem do câmbio manual de seis marchas compensa o antiquado motor e assim ele entrega consumo médio de 12,8km/l na cidade e 15,2km/l com gasolina.
Em termos de equipamentos traz ar condicionado, direção elétrica, luzes de LED, airbag duplo, freios ABS com EBD, aviso sonoro para cinto de segurança do motorista e sistema Isofix & Top Tether para fixar as cadeirinhas infantis. Também traz dois airbags e vem com garantia de três anos.
Hyundai HB20 Sense 1.0
Por outro lado o HB20 não usa a estratégia do design antigo e muda toda a linha 2020. O estilo, no entanto, está longe de ser unânime.
O motor das versões de entrada é o mesmo 1.0 12v Flex de 80 cv e 10,2 kgfm com etanol a 6.200rpm ou 75 cv e 9,4 kgfm com gasolina.
Com câmbio de cinco velocidades promete consumo de 12,8km/lna cidade e 14,6km/l na estrada.
Em termos de equipamentos traz direção elétrica, ar condicionado, luzes de LED, airbag duplo, freios ABS com EBD, aviso sonoro para cinto de segurança do motorista e sistema Isofix & Top Tether para fixar as cadeirinhas infantis. Também traz dois airbags e vem com garantia de cinco anos.