Elétricos: aceleramos o novo Arrizo 5e

Novidade custa R$ 159,9 mil mas tem custo de R$ 0,09 por km rodado. Por Marcos Camargo

Além do Nissan Leaf, Renault Zoe e JAC iEV 20 e iEV40 sem falar no Chevrolet Bolt que está para chegar, a Caoa-Chery iniciou sua ofensiva ao lançar o Arrizo 5e, primeiro automóvel elétrico da marca a chegar ao país. 

Se no visual ele é bem comum, sem os “futurismos” de alguns modelos eletrificados, a Caoa-Chery mostra na parte mecânica suas qualidades.

O Auto Show acelerou o sedã compacto eletrificado por cerca de 40 km em trechos urbanos e rodoviários em uma viagem que totalizou 84 km rodados. Basta apertar o botão de partida, ajustar o seletor para a posição “D” e acelerar sem ruído algum.

No modo Eco e Eco+ as reações do sedã são um tanto lentas privilegiando autonomia, porém bem confortáveis para rodar na cidade que geralmente tem limite de 50km/h em velocidade máxima ou 90km/h em uma via expressa. Isso porque nos modos econômicos ele acelera mais devagar e não ultrapassa 100km/h. 

Basta acionar o diminuto botão no console central para mudar ao modo Sport para que a carro tenha outro comportamento. Os 122cv e 28,2kgfm de torque aparecem instantaneamente e o carro fica muito mais arisco com relações diretas e não se limita aos 100 km/h como na versão econômica.

Nas curvas atuam o sistema de controle de estabilidade e tração ajudado pelo peso das baterias de íons de lítio localizada sobre o assoalho. Com mais estabilidade ele é firme e divertido graças ao sistema eletrificado. 

As baterias sob o assoalho tem 24packs e 98 células recarregáveis em 24h em uma tomada comum de 20ampères, em um Wall box em oito horas e num eletroposto o sistema de alta tensão que “abastece” o carro em uma hora.

Ao invés de apenas um kit multimídia o Arrizo 5e tem uma central de informações com tela vertical de 10 polegadas para monitorar a autonomia, o sistema de freios regenerativos que ajudam a recarregar a bateria em quatro níveis, monitoramento de pressão dos pneus e consumo instantâneo de energia. O entretenimento conta com rádio AM/FM, USB e Bluetooth. 

Apesar do preço de R$159.900,00 a Caoa-Chery promete custo por quilômetro rodado é de R$ 0,09 enquanto no equivalente a combustão usando etanol, o custo é de R$ 0,38 por quilômetro. 

Com três anos de garantia total e oito anos para o conjunto mecânico (motor elétrico e baterias) o carro chega ao consumidor final em janeiro e estará disponível agora para frotistas e iniciativas de Car Sharing.

Gosta de novidades? O Auto show tem mais de 40 mil ofertas, dicas, serviços e informações sobre como comprar e vender veículos. Os feirões acontecem todo domingo no Anhembi e no Shopping ABC.