AutoShow

Elétrico Renault 5 funciona como uma pequena Itaipu: sabia como

O Renault 5, que será lançado na Europa no próximo ano, terá capacidade de funcionar como uma pequena usina de energia

Hatchback de pequeno porte também pode abastecer uma casa. Por Felipe Salomão

Modelo conta com a tecnologia Vehicle-to-Grid – V2G capaz de controlar o fluxo de energia por meio de um aplicativo – Foto: Renault/Divulgação

O Renault 5, que será lançado na Europa no próximo ano, terá capacidade de funcionar como uma pequena usina de energia, já que vem equipado com um carregador bidirecional, que é capaz de devolver energia para a rede elétrica da cidade. O modelo também poderá abastecer a casa do seu próprio dono.

Energia pode abastecer uma casa – Foto: Renault/Divulgação

De acordo com a Renault, o hatchback 5 conta com a tecnologia Vehicle-to-Grid – V2G capaz de controlar o fluxo de energia por meio de um aplicativo. O funcionamento é simples, pois basta que o dono do veículo instale um carregador de 7 ou 22 kW em casa.

Modelo será lançado em 2024 na Europa – Foto: Renault/Divulgação

Além disso, o sistema detecta se a demanda por eletricidade é baixa, permitindo fazer a recarga das baterias em horários com menor consumo de energia. Já em horários de pico, a tecnologia pode distribuir a eletricidade da bateria para a residência e, também, para a rede de energia da cidade.

Megane elétrico será lançado em setembro deste ano no Brasil – Foto: Felipe Salomão

O Renault 5 será lançado na Europa em 2024, justamente quando a França e Alemanha irão lançar um sistema de carregador bidirecional. O modelo não deve chegar ao Brasil tão cedo, uma vez que não há disponibilidade de carregadores deste tipo no país. Vale lembrar que a Renault lançará em setembro deste ano o Megane E-Tech no mercado brasileiro.

Procura um modelo da Renault? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC