Com a alta violência urbana muitos clientes optam por andar protegidos por veículos com proteção balística, a famosa “blindagem”. Antes mico de mercado, os carros blindados seminovos ganham adeptos e já tem bastante espaço nos feirões, concessionárias e lojas de veículos.
No entanto, diferente de outros carros sem a proteção, um carro preparado para receber disparos de arma de fogo requer alguns cuidados especiais e precauções a serem tomadas. Antes de fechar negócio, o Auto Show preparou algumas dicas simples com um passo a passo.
O mais importante deles no entanto, é o Laudo Cautelar, um documento que atesta a procedência e bom estado do veículo. Este documento é diferente do laudo de transferência e tem uma busca bem mais profunda sobre o veículo.
Qual é a blindadora? Pesquise se a empresa responsável pela blindagem tem a certificação válida do Exército Brasileiro. Pesquisar se a empresa tem boa reputação, poucas reclamações e se atende seus clientes com prontidão no pós-venda.
Documentação em dia a regular? O carro não precisa estar apenas com IPVA pago e devidamente licenciado. Todo carro blindado deve ter no campo “observações” do CRLV a informação “modificado blindagem”. Caso o carro não tenha essa informação será preciso regularizá-lo. O custo é alto porque a regularização passa por uma vistoria, um termo de responsabilidade da blindadora, o certificado da empresa expedido pelo exército e uma carteira da Polícia Civil que confere ao proprietário o direito de andar com o veículo modificado.
Laudo técnico ou vistoria cautelar. Uma boa providência antes de fechar negócio é pedir um laudo técnico que pode ser feito pela própria empresa de blindagem ou então uma vistoria cautelar que segue o padrão do Inmetro.
Estado da blindagem no carro. Verificar o alinhamento da carroceria, o funcionamento dos vidros, e o estado geral do carro é super importante também. No caso dos vidros é preciso verificar se há indícios de delaminação, que é o desgaste e descolamento das camadas que compõe o vidro.
Há ruídos excessivos? Graças ao peso adicional causado pelas mantas de proteção e os vidros e placas que são adicionados ao veículo. Ao andar com o carro, além do estado mecânico, é preciso verificar se há barulho vindo da suspensão como rangidos das molas e bandejas, e outros barulhos especialmente ao passar por pisos irregulares. Barulho em excesso é mau sinal e deve ser verificado por um técnico especialista em carros blindados.
No site do Auto Show há milhares de ofertas de veículos especialmente os de linha premium se você procura um blindado seminovo. Visite os Feirões presenciais Auto Show realizados todo domingo no estacionamento do Anhembi ou Shopping ABC.