AutoShow

Cuidados ao vender o carro para um particular: passo a passo do AutoShow

É comum pessoas trocarem de carro diretamente nas lojas e concessionárias. O proprietário entrega o seu carro atual como parte do pagamento e sai da loja com outro veículo bem mais novo geralmente com uma parte financiada

Melhor maneira é sempre negociar diretamente no particular. Por Marcos Camargo Jr.

Ferião possibilita vender o carro e ganhar um bom valor na venda

É comum pessoas trocarem de carro diretamente nas lojas e concessionárias. O proprietário entrega o seu carro atual como parte do pagamento e sai da loja com outro veículo bem mais novo geralmente com uma parte financiada. No entanto, sabemos que essas lojas costumam avaliar o carro antigo por um valor muito abaixo do mercado. Nos aplicativos de venda de carro é a mesma coisa: o veículo vale muito menos porque há vários intermediários neste processo de venda.

Ferião conta com todas medidas de segurança para vender e comprar um veículo

Sendo assim, o melhor é sempre negociar diretamente no particular. Onde fazer isso? Quais os cuidados que eu devo tomar para evitar problemas com estas transações? A partir de agora, você não será mais surpreendido no momento de realizar a transferência do veículo. Continue lendo e confira!

Ferião acontece todos os domingos no Shopping Center Norte

Qual a diferença de vender na concessionária?
Apesar de cobrar um considerável valor para intermediar o processo, as lojas de carros usados e concessionárias possuem uma confiabilidade maior em relação ao bem que você pretende transacionar. Os particulares não oferecem as mesmas garantias. Ainda assim, como a questão financeira é bastante relevante nestas situações, é possível se prevenir para tudo sair conforme o combinado e com segurança PARA QUEM COMPRA E PARA QUEM VENDE.

Sempre é muito importante verificar as condições dos veículos

Como vender o carro por conta própria
O primeiro passo é anunciar ou procurar o automóvel em feiras especializadas ou portais específicos. A partir deste momento, se inicia uma negociação com uma pessoa que você não conhece, portanto é importante tomar alguns cuidados. Mas quais cuidados você deve tomar?

Laudo cautelar pode ser feito dentro do feirão

No caso dos compradores, é muito importante verificar as condições dos veículos, detalhadamente, antes de concretizar a transação. Além do bom estado é importante fazer um laudo cautelar, que pode ser feito dentro do feirão AutoShow por exemplo no local onde o carro está.

Feirão conta com balcão de despachante

Fique atento com a documentação. Hoje com os documentos digitais a chance de fraude é maior. Mas dentro do feirão AutoShow você pode ir até o balcão de despachante, fazer uma consulta do carro e ter orientação gratuita.

Assinatura de transferência de propriedade de veículo pode ser feita por aplicativo

Se, após todos estes cuidados, as duas partes entrarem em acordo e decidirem concretizar a transação, o segundo passo é a assinatura da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), que também é conhecida como Documento Único para Transferência (DUT). Hoje essa assinatura pode ser feita de modo digital pelo aplicativo digital mas em caso de dúvida um despachante pode ajudar.

No evento é possível falar diretamente com o comprador sem intermediários

Para aqueles que desejam vender seus veículos, é importante ressaltar que o DUT só deve ser assinado quando você se certificar que receberá o valor que foi combinado. Indicamos que o documento seja transmitido ao comprador somente após a verificação de que o dinheiro entrou em sua conta bancária, que o PIX é válido e não “valor vinculado” na conta e sim valor disponível. Somente com o dinheiro em conta o vendedor deve liberar o automóvel.

Ferião conta com uma ampla oferta de veículos

Cuidados vitais
Desconfie sempre de veículos sendo vendidos por preços muito baixos. Caso se sinta inseguro, leve alguém de sua confiança para participar da negociação. No caso de venda, prefira transferências bancárias e não dinheiro ou depósitos que podem levar tempo para acontecer na conta. Lembramos que a forma mais segura de vender o carro é a seguinte: comprador e vendedor vão ao banco fazer a transferência juntos onde o vendedor deverá se certificar que o dinheiro está disponível. Vale lembrar que ao invés de aceitar cheque ou DOC o melhor é receber o valor transferido via TED. Com o dinheiro creditado e disponível, ambos devem ir ao cartório onde o DUT será assinado libertando o veículo para transferência.

Feirão conta com uma ampla infraestrutura para quem vende e para quem compra

Com estas medidas, certamente seus riscos serão reduzidos no momento de realizar uma transação com um particular. Quer negociar o carro direto com particulares? No Feirão AutoShow você faz o melhor negócio e sem intermediários. O Feirão AutoShow acontece todo domingo no Expo Center Norte e Shopping ABC.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC