Sedã médio quer roubar clientes de produtos tradicionais com pacote generoso de itens de série. por Marcos Camargo
A Kia Motors lança nesta noite no mercado brasileiro a nova versão do Kia Cerato. Conhecido em alguns países como “Forte”, o sedã fabricado no México tem visual inspirado no esportivo Stinger, oferta generosa de equipamentos de série e um novo motor 2.0 flex de 167cv sempre com câmbio automático de seis marchas. Assim, sai de cena o antigo motor 1.6 fazendo o Cerato subir de nível para enfrentar os rivais Civic, Corolla e também Cruze e Jetta.
“Nosso carro era mais simples, não tinha um prestígio de um Civic ou um Corolla e agora é mais moderno, tecnológico e dará prestígio aos seus usuários” aposta Ary Jorge Ribeiro, diretor de Vendas da Kia.
Além do novo motor o Cerato está maior e com melhor espaço interno graças aos 2,70m de entre-eixos. Agora são 4,64m de comprimento (antes era 4,56m), 1,80m de largura (antes era 1,78m) e altura de 1,44m. O porta-malas tem 520 litros, o maior da categoria.
Fórmula “chinesa”
A Kia que já teve mais de 140 concessionários foi duramente prejudicada pelo programa Inovar Auto que impôs taxa de importação de 30% sobre marcas que na fabricam carros no país. Assim a rede diminuiu para os atuais 78 concessionários, número que o presidente da Kia, José Luiz Gandini, quer aumentar mas “com estratégia e sem fazer loucuras”, ponderou. Assim a Kia quer rechear seus carros com muitos itens de conforto e tecnologia e cobrar um pouco menos para conquistar novos clientes. A estratégia repetida pela irmã Hyundai e agora com a Chery, controlada aqui pelo grupo Caoa, se mostra vantajosa a médio prazo.
Kia Cerato 2020 tem dois pacotes de itens de série e a mesma motorização e estilo. O novo sedã será vendido em duas versões:EX por R$ 94,9 mil e SX por 104,9 mil. São 5 anos de garantia ou 100 mil quilômetros rodados.
Itens de série
São itens de série no modelo EX os controles eletrônicos de tração (TSC) e estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa, ar condicionado dual zone, sensor de monitoramento de pneus e sistema multimídia com tela de 8” Bluetooth com comandos de voz e espelhamento de smartphones por meio do Android Auto e do Apple CarPlay.
O novo Cerato traz no pacote SX além de toda a lista do modelo EX, itens adicionais como smart key (a mesma do Stinger) com partida de botão, bancos em couro, controle de cruzeiro com quatro modos de condução, câmbio automático com paddle shiftse quatro modos de condução, retrovisores externos com aquecimento e interno eletrocrômico, luzes em LED, multimídia de 8” com câmera de ré e seis airbags.
A Kia informa consumo de 9,9km por litro com gasolina e 7,8km/litro com etanol em circuito misto.
Programa de recompra
A marca também lança o sistema de recompra garantida “Kia Way” que garante a recompra do carro por 85% do valor de tabela FIPE em um período de até 24 meses após a compra. A rede tem 78 concessionários e quer voltar a crescer no mercado brasileiro mas não detalhou os planos para esse objetivo.
Mercado dos sedãs
O Kia Cerato enfrenta o recém lançado Toyota Corolla, líder do segmento há cinco anos, o Honda Civic, Chevrolet Cruze e Volkswagen Jetta. Segundo José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors, a intenção é que o carro venda cerca de 350 unidades por mês. A novidade chega aos concessionários de todo o país no próximo dia 03 de outubro.
Procura um carro da marca Kia? No Auto Show você encontra centenas sem ofertas de usados. E todo domingo ainda pode ver esses carros nos maiores feirões do Brasil: no Shopping ABC e no estacionamento do Anhembi.