FAW Bestune tem motor elétrico e autonomia para as cidades e não pode rodar na estrada. Por Redação
O mercado de microcarros elétricos na China vai de vento em popa. Feitos para circular na cidade, estes veículos são baratos e cumprem a função de pequenos deslocamentos para ida e volta ao trabalho ainda que boa parte dos chineses prefiram motocicletas elétricas. Está chegando ao mercado chinês mais um desses carros, o FAW Bestune Pony, nome grande para um carro de apenas 3m de comprimento e 1,95m de entre eixos.
Ele será o grande (ou melhor, pequeno) concorrente do Wulling Mini EV, carro que vimos aos montes na China e que lidera esse segmento de modelos elétricos.
O Faw Pony chega ao mercado por preços que começam em US$ 3,7 mil e chegam a US$ 4,4 mil, R$ 19,9 mil a R$ 23 mil. As versões de entrada tem 122km de autonomia e as mais completas chegam a 170km. O motor tem sempre 27cv e 8,5kgfm de torque.
Oficialmente o Pony foi lançado em abril e a partir do dia 28 as primeiras unidades começam a chegar aos primeiros compradores.
Com seis cores em tons pastéis, o FAW Bestune Pony tem um apelo jovial e um interior bastante minimalista até por contenção de custos. Sua única tela está à frente do volante, e para utilizar um sistema de mapas por exemplo o motorista deverá posicionar o celular no painel.
Embora sejam pequenos e práticos além de terem preços acessíveis, estes carros elétricos também têm limitações. Não é possível circular com eles nas estradas até porque a velocidade destes veículos é limitada. Ainda assim, são boas soluções para quem quer rodar na cidade , encontrar facilmente uma vaga e não gastar muita energia para recarregar o veículo.