Avaliamos a versão mais cara da gama com apelo esportivo e lista de equipamentos generosa. Por Marcos Camargo Jr
Ele já estava pronto desde que foi lançado, em fevereiro de 2018, equipado com acessórios da linha Mopar, na entrada do evento realizado no Rio de Janeiro. Um ano e meio depois o Cronos, sedã baseado no Argo, ganha a inédita versão HGT de apelo esportivo que chega ao mercado por R$ 78,4 mil.
O modelo topo da linha ganha acessórios exclusivos como o defletor de ar, emblemas na cor preta, rodas exclusivas em preto brilhante aro 17 com pneus 245 Pirelli de perfil baixo, teto na cor preta (opcional) e interior também com revestimento em preto com detalhes cromados. O motor é o velho conhecido 1.8 e.TorQ de 139cv 19,3 kgfm, sempre com câmbio automático com seis marchas e opção de trocas manuais na alavanca e com shift paddles. Não há disponibilidade de câmbio manual.
Equipamentos
O design do Cronos reforça o estilo esportivo da versão HGT com nova grade e para-choque com elementos na cor preta, que aliás inspira todo o visual do carro. A vida a bordo no entanto não difere em nada das outras versões com bom espaço interno, o acabamento arrojado e boa qualidade no geral.
O Cronos HGT vem bem equipado com direção elétrica, sistema multimídia Uconnect 7 com duas entradas USB e Bluetooth e sistema Android e Apple Car Play, ar condicionado digital, bancos em couro, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, partida por botão com alarme na chave, retrovisores elétricos rebativeis, sensor de estacionamento entre outros itens. Na verdade os itens do HGT já estão presentes na versão Precision, com a adição do estilo esportivo.
A bordo
A primeira mudança sentida ao volante é na calibração da direção elétrica: é leve e mais precisa quando comparada às outras versões. Os pneus 245 aro 17 ajudam nesse comportamento mais dinâmico.
O motor de 139cv tem potência mas demora a entregar força e velocidade, típico de uma motor aspirado. Em baixa velocidade o isolamento acústico é ótimo mas basta acelerar fundo para que o ronco encorpado se faça notar. Ainda assim com um pouco de demora o Cronos agrada quando estabelece uma boa velocidade de cruzeiro.Nas curvas, apesar de um pouco de rolagem, o controle de tração (que pode ser desligado por um botão no painel) atua e assim lembramos de como eram os derivados da antiga linha Palio que padeciam de curvas imprecisas.
O HGT tem sua personalidade acentuada no conjunto visual e mesmo sem câmbio manual, a transmissão Aisin aproveita ao máximo o motor e.TorQ 1.8. No teste com etanol, o consumo urbano ficou em 5,5km por litro chegando a 9km na estrada em velocidade de 110km/h.
O resultado é um carro com visual mais esportivo que seu conjunto mecânico conseguirá entregar. Ainda assim, o ajuste visual, o câmbio automático e os itens de série tornam esta compra interessante pelo nível de equipamentos.
O preço do Cronos HGT é R$ 78,5 mil que pode chegar a quase R$ 86 mil quando se agrega teto preto por R$ 500, bancos em couro por R$ 1.500, airbags laterais por R$ 2.500, câmera de ré por R$ 700 e o kit tech 2 por R$ 2 mil. O preço inicial do Cronos 2020 é R$ 58,5 mil, para a versão Drive 1.3 com câmbio manual.
Gosta dos carros da linha Fiat? No site do Auto Show há milhares de ofertas de sedãs como Siena, Grand Siena e Cronos. Além dos classificados visite os Feirões presenciais Auto Show realizados todo domingo das 6h às 13h no estacionamento do Anhembi e Shopping ABC com ofertas de usados abaixo do valor de mercado.