AutoShow

Conheça a limousine de R$ 6,5 milhões que Putin deu de presente a Kim Jong Un

Veículo concorre com a linha Mercedes Maybach na Rússia e foi encomendado pelo próprio Putin. Por Marcos Camargo Jr

Aurus Senat 2023 (Aurus Divulgação)

Nesta semana o governo do ditador norte-coreano Kim Jong Un emitiu um comunicado de agradecimento ao presidente russo Vladimir Putin por ter recebido um presente inusitado: uma limousine para uso pessoal enviada diretamente do Kremlin para Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

Kim Jong Un saindo do Aurus Senat (NBC News)

O valor do “presente” é estimado em nada menos que R$ 6,5 milhões. O carro foi usado do Kim em uma visita à Rússia em 2023 e o ditador teria gostado do veículo que é produzido localmente.

Interior do Aurus Limousine (Aurus Divulgação)

O carro de luxo foi encomendado pelo próprio Putin à empresa local Aurus Senat. O carro tem motor híbrido 4,4 litros V8 desenvolvido com a participação da Porsche combinado com motor elétrico. A potência combinada é de 590cv e nada menos que 90,7kgfm de torque com tração integral e transmissão automática de nove marchas. O carro de luxo tem desempenho de esportivo e chega aos 250km/h.

Veículo foi alongado a pedido de Putin (Aurus Divulgação)

Com sete tonadas de peso o carro mescla couro natural com madeira de lei em seu interior. Todos os componentes são produzidos na Rússia. Putin gostava de dirigir esse carro e foi visto várias vezes chegando a eventos públicos a bordo do Aurus Senat que agora será entregue a Kim Jong Un.

Kim no encontro realizado na Rússia (NBC News)

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, respondeu aos agradecimentos do país vizinho dizendo que Kim Jong Un gostou do carro quando esteve a Rússia em um evento realizado em setembro de 2023. Kim já tem na garagem justamente um Maybach S600 Pullman Guard e um Maybach S62 e também gosta de dirigir esses veículos sendo visto muitas vezes em eventos públicos.

Interior do Aurus Senat (Aurus Divulgação)

O carro encomendado por Putin à Aurus tem 6,7m de comprimento, cerca de um metro mais longo que a versão “comum” vendida no mercado. O carro em questão tem blindagem anti-bombas, célula de sobrevivência e tem ajuste mecânico pata aproveitar ao máximo sua potência em caso de evasão de algum ataque. A cada ano cerca de 120 unidades do carro são produzidas.

Painel do Aurus que tem motor V8 desenvolvido com a Porsche (Aurus Divulgação)

O carro anterior de Putin era um Mercedes-Maybach S600 Pullman. Dentro de um plano de reduzir a dependência da Rússia de fornecedores e empresas estrangeiras, fabricantes locais tem recebido mais atenção de Putin.

fechar