Está pensando em vender o seu automóvel? Não é preciso ser um mestre das vendas para isso, basta conhecer um pouco sobre o mercado de veículos e colocar o seu carro para vender no lugar certo. E existem diversas maneiras de vender um carro usado, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. Fique por dentro das cinco melhores maneiras de fazer isso hoje em dia e descubra qual a que se encaixa mais no seu perfil!
– vender na concessionária
Vender um carro usado através da concessionária pode ser bem simples e mais rápido do que vender diretamente a um comprador. Como a concessionária é uma empresa (portanto, com mais capital disponível), ela pode adquirir um veículo a qualquer momento para deixar em seu pátio, mesmo que ainda não haja um cliente interessado em comprá-lo. Além disso, outra vantagem da venda para a concessionária é que a garantia de pagamento integral e dentro do prazo é muito maior. Ou seja, é uma transação que pode ser considerada segura.
Por outro lado, uma desvantagem de vender um carro usado para uma concessionária é que o preço obtido será menor. Você pode esperar uma diferença negativa de cerca de 20% em relação ao valor real do veículo e ao preço que você poderia conseguir diretamente com um comprador.
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– divulgar na internet
A maior vantagem de vender um carro usado na internet é o alcance de seu anúncio. Você vai receber mais propostas, pois mais pessoas ficarão sabendo de sua oferta. Poderá vender, inclusive, para pessoas de outras cidades na região, caso não esteja fácil achar um interessado na sua própria cidade. Também vale lembrar que a internet traz várias opções gratuitas para anúncios e muita variedade de espaços virtuais — desde sites especializados em compra e venda de automóveis até as redes sociais, como o Facebook.
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A principal desvantagem deste canal é a falta de garantia que se tem em boa parte das transações. E, como muitas vezes não conhecemos o comprador on-line, a possibilidade de sofrer um calote existe. Assim, é preciso tomar cuidados redobrados para não acabar sem pagamento depois da venda. Isso não impede que você utilize este meio para vender seu automóvel usado; mas será preciso estudar como você pode tornar a negociação mais segura, utilizando recursos de pagamento digital ou sites com acesso controlado.
– fazer anúncios em impressos
Anúncios em jornais e revistas locais ainda são maneiras tradicionais de vender um carro usado. A vantagem desse método é que ele permite colocar seu anúncio em um local de boa visibilidade e atingir o público local. O anúncio também dá um pouco mais de credibilidade a você, ou seja, é um incentivo para que interessados se manifestem.
As desvantagens do anúncio são basicamente as mesmas da venda pela internet: você não conhece o comprador e precisará se prevenir contra riscos na venda de seu automóvel. Porém, há mais dois aspectos negativos: os anúncios de jornal, diferentemente da internet, costumam ser pagos e não chegam a um grande público.
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– levar a um feirão de veículos usados
O feirão é provavelmente a maneira mais inteligente de se comercializar um automóvel usado. Nos feirões, os compradores e vendedores se reúnem em um mesmo espaço, em uma data programada. Eles levam suas ofertas e possibilidades para negociar, em busca do negócio ideal. Para ajudar na efetivação das transações, alguns importantes facilitadores também estão presentes no local — como empresas de financiamento e consórcios.
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O objetivo do feirão é permitir que você já saia de lá com a venda (ou compra) realizada, no mesmo dia. As chances de efetuar um negócio em condições vantajosas — como preço ou condições de pagamento melhores — também são altas.
Uma última opção seria, em vez de vender um carro usado, trocá-lo por outro diretamente em uma loja de marca ou representante comercial de montadora, por exemplo. Na verdade, você estará trocando o seu usado por uma parte do valor de um carro novo, dando de entrada o valor referente. A vantagem é que você já sai com outro veículo logo após fechar o negócio. Por outro lado, a desvantagem desta opção é que você estará assumindo um novo compromisso financeiro, de médio a longo prazo, por um valor que poderá não ser tão interessante quanto você esperava.
E então, você já identificou o meio que mais combina com seu perfil? Conte a sua opinião para a gente deixando um comentário!