AutoShow

Confirmado: BYD produzirá carros elétricos na Bahia

Depois do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comunicar que a BYD iria produzir no antigo complexo fabril da Ford, a montadora chinesa confirmou que irá fabricar carros elétricos e híbridos no Brasil

Montadora chinesa investirá R$ 3 bilhões na fábrica em Camaçari. Por Felipe Salomão

BYD Dolphin foi lançado recentemente no Brasil – Foto: Marcos Camargo Jr.

Depois do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), comunicar que a BYD iria produzir no antigo complexo fabril da Ford, a montadora chinesa confirmou que irá fabricar carros elétricos e híbridos no Brasil. Para que isso aconteça, a marca irá investir R$ 3 bilhões na linha de montagem de Camaçari, no interior baiano.

Segundo a empresa, a capacidade é de fabricar 150 mil carros híbridos e elétricos por ano – Foto: BYD/Divulgação

“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Yuan Plus é vendido no Brasil – Foto: BYD/Divulgação

A BYD também divulgou que o complexo industrial irá contar com três linhas de montagem, o que permitirá produzir chassis para ônibus e caminhões elétricos no país. Segundo a empresa, a capacidade é de fabricar 150 mil carros híbridos e elétricos por ano na primeira fase, mas no futuro irá chegar às 300 mil unidades por ano. O local deve produzir bateria de lítio e ferro fosfato, que atenderá o mercado externo.

SUV é vendido no Brasil – Foto: Marcos Camargo Jr.

A BYD informou que a previsão é de abrir a fábrica no segundo semestre de 2024. As três linhas de montagem devem gerar mais de 5 mil empregos. Atualmente, a BYD vende no Brasil os modelos elétricos Tan, Han, Yuan Plus, D1, Dolphin, além do híbrido Song Plus. Os veículos utilitários vendidos pela marca são o eT3, ônibus e os caminhões elétricos eT7 e T18.

Procura um carro da BYD? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC