Imagem Jumbotron

Como trocar a bateria do carro em casa? O AutoShow explica

É fácil mas requer cuidados importantes na substituição. Por Marcos Camargo Jr

De repente você deu a partida e o carro não ligou. Ele deu algum sinal de partida, mas as luzes piscaram e nada. Especialmente se você já fez alguma ligação direta (chupeta) ou se a bateria do carro já tem de dois a três anos (às vezes mais) é hora de fazer a troca. 

Sabendo que uma bateria é vendida em qualquer autopeças, autocenter, concessionária ou supermercados é preciso comprar uma nova. Dica: prefira centros automotivos grandes pois os preços são sempre mais baixos. Você terá que informar o modelo e ano do seu carro pois baterias tem tamanhos e capacidades diferentes de energia conforme o modelo. 

A troca é simples: basta ter uma chave inglesa de 8 a 10mm, luva (recomendável) e um pouco de força para retira-la. 

Primeiro desligue o motor e retire a chave do contato. Depois abra o motor, localize a bateria e os polos positivo e negativo. Nos carros mais novos a conexão positiva tem proteção plástica na cor vermelha. Na dúvida os polos estão identificados com os sinais “+” (positivo) e “-“ (negativo). 

Use uma chave para soltar o polo da bateria começando pelo negativo. Basta soltar a proteção e liberar o cabo puxando para cima. Depois solte o polo positivo e só evite contato com outros metais. Isolada a bateria não dá choque. 

Depois remova a bateria mas antes verifique se ela não está presa ao suporte. Solte-o com uma chave e remova a bateria totalmente.

Agora recoloque a bateria nova no lugar. Verifique a posição dos polos positivo e negativo e verifique os sinais antes de conectar. Comece pelo positivo e só depois o negativo. 

Se você tiver um multímetro pode medir se o alternador do carro está carregando a bateria corretamente. Se não tiver, leve ao local onde você comprou a bateria só para verificar se está de acordo. Nem sempre o fato dela funcionar agora quer dizer que está tudo bem. Se o sistema de carga estiver falhando pode ser que ela deixe de funcionar em breve.

Só depois de conectar e apertar bem os conectores você pode ligar o carro. 

O ideal é que a carga esteja entre 13.8 a 14.2 volts. A bateria deve ter entre 12.4 e 12.8 volts com o carro desligado, sem nenhum acessório como faróis ou rádio ligado. 

Quer saber tudo sobre carros? O AutoShow tem milhares de ofertas, classificados gratuitos, dicas para comprar e vender veículos e muita informação sobre os maiores feirões do país realizados aos domingos no Anhembi e Shopping ABC.

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidos

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Comissão do Senado aprova fim dos carros a gasolina no Brasil

Imagem Media

Prós e contras Jeep Renegade Limited 2020

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Carros que você talvez gostaria:

star
PRISMA | SED. LTZ 1.4 8V FLEXPOWER 4P

2014/2015 • 4 portas • 93.500 km

36.500
star
UNO | VIVACE CELEB. 1.0 EVO F.FLEX 8V 5P

2012/2013 • 4 portas • 82.000 km

21.950
star
FOCUS | 1.6 S/SE/SE PLUS FLEX 8V/16V 5P

2016/2017 • 4 portas • 93.500 km

54.000
star
VOYAGE | 1.0/1.0 CITY MI TOTAL FLEX 8V 4P

2012/2011 • 4 portas • 95.400 km

22.800
Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.