Imagem Jumbotron

Como transferir documento de veículos durante a pandemia?

Usando aplicativo ou site é possivel fazer a transferência sem despachante e sem ir ao posto do DETRAN. Por Marcos Camargo Jr

Desde meados de março boa parte dos DETRANs pelo Brasil estão fechados para atendimento ao público. Em São Paulo, tanto o atendimento central na região da Armênia quanto as unidades do Poupatempo estão fechadas. Mas como então fazer a transferência de veículos de forma digital? 

Vale lembrar que essa maneira de transferir é bem recente sendo lançada no início de junho de 2020. No entanto também vale lembrar que todos os prazos de emissão e renovação de CNH, prazos de recursos e multas entre outros estão suspensos desde 19 de fevereiro e só serão retomados quando o atendimento voltar ao normal. 

Mas como então transferir o documento do carro nesta época da pandemia? Isso é possível? 

Sim. O processo e documentação necessários são os mesmos porém a entrega dos mesmos é feita pelo site do DETRAN ou pelo aplicativo. 

O que é preciso fazer? 

Para transferir é preciso ter o Documento Único de transferência (DUT) assinado, datado e com firma reconhecida em cartório que está funcionando normalmente. Além dele será preciso o laudo de transferência ou laudo cautelar emitido por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV) em atendimento domiciliar, cópia da CNH e comprovante de endereço. 

De posse dos documentos no site do DETRAN é possível fazer o upload dos mesmos na seção Serviços Online mediante ingresso de login e senha. Os documentos podem ser enviados por meio de imagem também no aplicativo do DETRAN. 

Depois do upload o requerente irá pagar a taxa de licenciamento cobrada no banco e deverá aguardar a disponibilização do novo documento de propriedade, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) de forma totalmente digital para imprimir o documento em casa ou tê-lo disponível no aplicativo. 

Vale lembrar que o documento digital está disponível desde dezembro de 2019. O CRLV está disponível digitalmente e pode ser impresso em equipamento comum preto e branco, em casa mesmo. 

O emplacamento no DETRAN está suspenso mas há empresas credenciadas aptas a emitir e instalar uma nova placa no padrão Mercosul. 

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidos

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Comissão do Senado aprova fim dos carros a gasolina no Brasil

Imagem Media

Prós e contras Jeep Renegade Limited 2020

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Carros que você talvez gostaria:

star
ETIOS | X SEDAN 1.5 FLEX 16V 4P MEC.

2015/2015 • 4 portas • 75.000 km

33.500
star
GOL | TRENDLINE 1.0 T.FLEX 12V 5P

2018/2018 • 4 portas • 40.478 km

28.950
star
FOCUS | SEDAN 2.0 16V/2.0 16V FLEX 4P AUT.

2008/2009 • 4 portas • 117.000 km

25.800
star
2008 | ALLURE 1.6 FLEX 16V 5P AUT.

2018/2017 • 4 portas • 25.400 km

47.500
Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.