Já é lei em São Paulo: quem for flagrado utilizando água tratada para lavar calçadas ou carros será multado no valor de R$ 1 mil. A crise hídrica que atinge a região sudeste está se agravando cada vez mais e, cabe a população encontrar soluções viáveis para a economia.
Independente da sua escolha, veja como lavar o veículo a seco, em casa mesmo, usando um desses produtos e acabe com o mito de que “lavagem a seco risca” ou que “não limpa o carro de verdade”. A tecnologia pode ser aliada da limpeza e da beleza, e sem usar nada de água.
1º Passo: Cuidados
Esqueça a mangueira. Certifique-se que o carro está na sombra, pois a lataria deve estar fria quando entrar em contato com o produto. Lave de manhã, ou deixe o carro esfriar por um tempo em local com sombra.
2º PAsso: Passo a passo
Agite o produto antes de usar e aplique no pano de microfibra primeiro. Aplique no carro começando pelo teto, com movimentos circulares e sempre em pequenas áreas removendo a sujeira.
Assim como uma lavagem comum, deve-se começar pelo teto, depois capô e por último as partes baixas do veículo onde estará concentrada a sujeira. Assim o pano já estará mais sujo e com mais produto quando chegar à parte inferior.
3º passo: Retire o Produto
Após aplicar em cada parte, remova o excesso do produto com outro pano onde a sujeira ficará impregnada. Os panos de fibra são o diferencial pois eles não riscam, nem mancham, e a sujeira se solta facilmente das fibras.
4º passo: Finalização
Passe o terceiro pano em todo o carro fazendo movimentos circulares, para retirar pequenas sujidades e dar brilho final. A carnaúba do produto entrará em ação para dar brilho final.
O produto também pode ser aplicado em veículos como motocicletas, embarcações, veículos em fibra, e em eletrodomésticos como geladeira, maquina de lavar, microondas entre outros para remover sujeira superficial ou poeira com uma única aplicação. Da mesma forma pode-se aplicar nos vidros usando um outro pano seco e limpo para dar brilho.
Quem é entusiasta sabe que não basta limpar só a carroceria, mas é preciso dar aquele “talento” nos vidros, borracha, riscos que sempre aparecem etc. Mas para isso, existem várias soluções no mercado e na verdade todo produto complementar como o pretinho e o silicone continuam sendo usados normalmente.
Rodas: as rodas acumulam fuligem, aquele pó derivado da ação dos freios, que é difícil de tirar. Existem produtos em formato de espuma como Espuma Mágica, Tuff & Stuf entre outros que podem ser aplicados diretamente sobre a peça fria, e depois esfregando com uma esponja comum, para remover depois com um pano seco. Ele é ainda mais efetivo que a água e sabão, e limpam sem manchar.
Caixa de rodas: aquele espaço onde vai o conjunto roda e pneu fica sujo, mas você pode usar tanto um produto desengraxante comum, como apenas uma escova apropriada para remover a sujeira acumulada.
Pneus: Com a caixa de rodas e rodas limpas, use o mesmo limpa pneus que você usava “antigamente”, nos tempos da mangueira ou da lavadora de alta pressão. Existem produtos líquidos, em spray ou glicerinados que não escorrem.
A mudança de atitude é uma viagem sem volta. E carro limpo vai ser sinônimo também de consumo racional de água, sem abrir mão do brilho e da proteção que você sempre buscou ao cuidar da sua máquina.
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