cuidar da pintura é fundamental para proteger o verniz e valorizar o veículo no futuro. Por Redação
Na hora de vender o carro sabemos que o bom estado é conservação são fundamentais para uma boa venda. Um carro com pintura desgastada se desvaloriza e irá exigir um alto investimento com funilaria e pintura além de perder, possivelmente, seu aspecto original. Por isso na hora de COMPRAR um carro o comprador dará preferência a um veículo com pintura bem conservada. E quem vai VENDER um carro certamente irá receber mais por um carro com pintura brilhando e com seu aspecto original.
Mas, antes de ANUNCIAR O CARRO PARA VENDER no feirão ou por outro caminho como posso cuidar da pintura do veículo?
Cuidar da pintura passa por um cuidado importante com o veículo no dia a dia. E não é preciso esperar que a pintura perca o brilho para tomar providências. É claro que lavar o veículo, seja com água, seja com produtos da chamada “lavagem a seco” é uma providência fundamental para cuidar da pintura e do acabamento do veículo sempre exposto a poluição, sujeira e ao sol e raios UV.
Por que devo cuidar da pintura?
Quando o assunto é especificamente a pintura, alguns cuidados com ela são fundamentais para que a camada de verniz que recobre a cor do veículo possa durar muito mais tempo. Carros que não são lavados, encerados ou polidos deixam a última última camada de verniz exposta e, com o tempo, o desgaste aparece em forma de manchas brancas, perda de brilho e o veículo fica com o visual opaco.
VEJA AQUI COMO VENDER SEU CARRO POR UM VALOR MAIOR DO QUE PAGAM AS LOJAS OU CONCESSIONÁRIAS
Para fazer com que a pintura do automóvel dure muito mais tempo com o mesmo brilho de quando era nova alguns cuidados podem ser tomados em casa mesmo.
- Faça faça lavagens em casa tomando alguns cuidados. Ao contrário do que possa parecer, lavar o veículo toda semana ou ao menos a cada 15 dias é uma providência importante evitando que depósito de sujeira e o sol prejudiquem a pintura e o verniz. Não é preciso gastar muita água para lavar um automóvel sendo possível fazer isso em casa ou usar produtos de limpeza a seco que são muito eficientes na limpeza. Porém é preciso ter cuidado em jamais esfregar o veículo e usar usar panos de microfibra que não agridem a pintura. Também é recomendado lavar sempre à sombra e não com a lataria quente ou sob o sol.
- Se possível, evite o sol. O sol é um dos maiores inimigos do verniz da pintura. Vale a pena sempre optar por uma garagem coberta e um local onde a temperatura interna do carro não se eleve muito. Os raios do sol além de prejudiciais para o verniz também atacam os plásticos e borrachas e com o tempo prejudicam o acabamento interno, bancos, forrações de porta e até mesmo forrações de teto do automóvel.
- Encere a pintura uma vez por mês. Encerar o veículo dá trabalho e requer paciência além de de bons produtos. Prefira as ceras constituídas a base de água que são menos agressivas e produtos que contenham carnaúba na sua composição. Este é um ingrediente brasileiro que ajuda a repor a quantidade de verniz na pintura. Faça a aplicação sempre em local coberto e com a carroceria fria. Use um aplicador de espuma ou de pano e aplique peça por peça removendo em seguida com um bom pano de microfibra. É trabalhoso mas NADA substitui um bom enceramento no veículo como veremos a seguir
- Cera rápida ou cera líquida: cuidado. Jamais leve o carro para duchas de lava jato com “cera líquida”. Este é um erro bastante comum. Muita gente acha que estas “ceras resinadas” ou líquidas apenas aplicadas sobre o veículo molhado terão o mesmo efeito que um enceramento. Isso não existe assim como muitas ceras líquidas de aplicação rápida vendidas em lojas de produtos para carro também não substituem o enceramento. Pior, pois muitos desses produtos são abrasivos e mancham a pintura. A optar por lavar em um lava rápido peça a apenas para que a limpeza seja feita com água e sabão neutro. A cera rápida não tem nenhum efeito para proteção da pintura.
- Procure fazer um polimento anualmente. O polimento deve ser feito por profissionais usando uma politriz e produtos que são ceras mais ou menos abrasivos conforme o tipo de pintura. Ao fazer o polimento é utilizado um produto chamado massa de polir que geralmente é bastante abrasivo e só deve ser aplicado por profissionais pois erros podem danificar a pintura de forma permanente. Mas é um investimento que vale a pena. Além de remover manchas superficiais ele ajuda a repor o verniz quando aplicado posteriormente um selante ou produto de brilho adequado. O enceramento é uma providência para ser feita nos intervalos para renovar o brilho e repor a proteção da pintura.
agora que você já sabe tudo sobre como conservar a pintura do seu automóvel, leve-os para uma boa lavagem, faça o enceramento e polimento e aproveite para anunciado no maior feirão de carros do Brasil.
O feirão auto show acontece todos os domingos em dois endereços: em São Paulo e no shopping abc confira neste link todas as informações sobre o evento.