AutoShow

Como evitar atrair a atenção de ladrões enquanto dirige: 5 dicas essenciais

Infelizmente os carros de roubos e furtos no trânsito voltou a crescer muito no pós pandemia especialmente nas cidades grandes

País tem mais de 25 milhões de motoristas, o que é equivalente a 35% do total de habilitados. Por Felipe Salomão

Deixe todos os objetos debaixo dos bancos traseiros ou dianteiros

Infelizmente os carros de roubos e furtos no trânsito voltou a crescer muito no pós pandemia especialmente nas cidades grandes. Roubos de celular, bolsas, abordagens rápidas e furtos de pneus e acessórios cresceram na ordem de 26% neste ano segundo os dados das Secretarias de Segurança Pública. Como evitar isso? Como ter uma direção mais segura? Veja as dicas do AUTOSHOW

1 – Agilidade
Quando o veículo estiver estacionado na rua, seja rápida ao abrir as portas e fazer embarque e desembarque. Por isso, tenha sempre a chave do carro nas mãos e avalie a movimentação antes de entrar ou sair do veículo. Nunca deixe para pegar a chave na bolsa na frente do carro, pois neste momento facilitará uma ação criminosa.

Congestionamentos são uma ótima oportunidade para os criminosos

Se notar algo estranho não entre no carro, procure um local movimentado. Além disso, sempre antes de estacionar veja se a região tem tráfego intenso de pessoas ou se é bem iluminada. Desta forma, não pare em ruas desertas e sem iluminação.

2 – Esconda a bolsa e o celular
Os congestionamentos são uma ótima oportunidade para os criminosos, já que é possível quebrar o vidro do carro e levar bolsas, mochilas ou o celular facilmente. Então, para que isso não aconteça, deixe todos os objetos debaixo dos bancos traseiros ou dianteiros. Itens maiores como bolsas e mochilas ficam mais seguros dentro do porta-malas. Em relação ao celular, alguns carros contam com bons porta-objetos que podem ficar ocultos enquanto dirige mas o melhor é deixá-lo no bolso.

Não deixe o celular vulnerável

Mas se for pendurar o celular na saída de ar do carro para visualizar os aplicativos de navegação, a melhor maneira é amarrá-lo ao painel do veículo e na parte central do carro e não próximo aos vidros laterais. Caso o carro tenha multimídia que faz espelhamento, mesmo assim deixe o celular oculto no console. Jamais tenha-o na mão para evitar multas e distrações.

3 – Atenção total
Sem dúvida é a dica mais importante ao dirigir. O bandido prefere vítimas desatentas que estão com celular na mão, de maquiando ou cantando/interagindo dentro do carro. Algumas pessoas têm a habilidade de fazer a maquiagem enquanto dirigem e essa atitude pode gerar uma multa de até R$ 88,38 com três pontos na habilitação.

Fique sempre atenta pois distrações podem facilitar a vida de criminosos

Além disso, toda a distração pode facilitar a vida de criminosos. Esteja sempre atento e ao parar no trânsito deixe espaço suficiente para arrancar com o veículo em caso de atitude suspeita.

4 – Continue andando
Jogar uma pedra ou um outro objeto para que o veículo pare na estrada é uma estratégia de criminosos, que esperam a pessoa estacionar para agir. Portanto, siga com o vidro quebrado ou com o carro amassado até encontrar um posto da polícia ou até um posto de combustível ou mesmo um local movimentado. Também nunca estacione para ajudar em pequenas batidas na rodovia no final da tarde ou à noite, já que pode ser uma atitude suspeita. Neste caso, pare em um local seguro e avise a polícia que presenciou um carro quebrado na estrada ou alguma atitude estranha.

Celular no painel facilita ação de bandidos

5 – Discrição
Ser discreto ajuda muito a evitar atrair a atenção de criminosos. Em geral eles dispensam homens, pessoas sem indícios de objetos de valor como mochilas de marca ou celulares de última geração visíveis. Por outro lado preferem mulheres que estejam de salto alto, pessoas com correntes e adereços como joias e brincos e preferem os distraídos e mais lentos ao colocar objetos no porta-malas ou se despedir de alguém dentro ou próximo do carro. A atitude atenta e discreta sem dúvida é o fator que contribui com a segurança ao volante.

Procura um carro novo? Veja no AutoShow mais de 40.000 classificados de veículos e participe dos feirões presenciais realizados todo domingo das 7h às 13h no Expo Center Norte e Shopping ABC