Deixar o documento em dia com licenciamento pago é tranquilidade para rodar por aí. Por Marcos Camargo
Vender um carro hoje em dia requer um mínimo de cuidado com a documentação já que o novo proprietário não quer ter problemas com seu futuro veículo. Caso a documentação não esteja atualizada, com o licenciamento em dia, saiba que é preciso quitar os débitos e ter o documento atual nas mãos antes de anunciar o carro e levá-lo ao feirão.
Como fazer?
O primeiro passo é saber quanto há em termos de pendência. Acredite: muitos proprietários só descobrem o valor de multas, IPVA, licenciamento e outros débitos na hora de vender o carro ou quando são parados no blitz e tem o veículo guinchado.
O proprietário do carro pode acessar o site da Secretaria da Fazenda com dados do renavam do veículo e ver a lista de pendências.
Em seguida é preciso pagar estes débitos, o que pode ser feito no banco, em caixas eletrônicos ou nos Ciretrans, postos do Departamento de Trânsito localizados nos municípios. Ao quitar os débitos no banco o proprietário pode optar por receber o documento atual em casa pelos correios ou retirar no posto do DETRAN. Vale lembrar que o envio para casa levará alguns dias e em caso de urgência o melhor é guardar o comprovante e ir ao posto do DETRAN pois a impressão do documento é mais rápida.
Por fim, antes de anunciar o carro ou levá-lo ao Feirão é recomendável entrar novamente no site da Secretaria da Fazenda e emitir um atestado de que não há pendências para o veículo, apenas por garantia.
Assim a negociação será mais segura tanto para quem compra quanto para quem vende.
Agora que você sabe como regularizar seu carro de uma forma bem fácil
anuncie no Auto Show: a maior plataforma de veículos do Brasil.
Conheça também nossos feirões presenciais que acontecem em São Paulo, no estacionamento do Anhembi e no Shopping ABC todo domingo das 6h às 13h. Compre o INGRESSO ANTECIPADO e garanta seu lugar nos nossos eventos!