AutoShow

Como cuidar melhor do carro em dias de calor intenso?

Altas temperaturas demandam atenção com o radiador, pneus, acabamento e pintura do automóvel. Veja nossas dicas. Por Redação.

carro sob o sol demanda cuidados especiais (Getty Images)

A primavera não é tão quente quanto o verão, mas estamos em uma fase de calor intenso no Brasil. E com temperaturas acima dos 30 graus, o cuidado com o automóvel é fundamental para preservar suas condições de uso e evitar prejuízos desnecessários. O AutoShow lista algumas dicas importantes para cuidar melhor do carro em tempos de calor mais intenso:

cuidados com o carro e com a saúde no calor (SXE.xu images)

Primeiro vale a pena sempre ficar atento a alguns cuidados todos os dias. Sempre que possível parar o veículo à sombra, verificar óleo, pressão dos pneus e temperatura do carro de forma mais frequente e ficar muito atento ao sistema de refrigeração do carro. Outra providência comum é usar películas de proteção contra a ação dos raios UV para proteger o acabamento interno do veículo. Veja abaixo as dicas mais específicas para o cuidado com o carro em tempos de calor mais intenso

radiador é especialmente demandado nessa época do ano (SXU.xu)

Sistema de refrigeração: muita gente sequer sabe que há um “termômetro” no carro que indica a temperatura normal de funcionamento. Se o carro trabalha além do ponteiro na metade isso é um mau sinal. Significa que o sistema não está conseguindo refrigerar o motor corretamente. Verifique mangueiras, fixações, perda de água no reservatório, bomba d´água ou mesmo alguma presilha fora do lugar. Como se trata de líquido quente não é recomendado mexer no carro com motor quente. Leve a um mecânico em caso de anormalidade.

verfiicar o nível do fluído do radiador com motor frio (BHMP divulgação)

Óleo do motor: com motor frio verifique, ainda em casa, se o óleo do motor está no nível correto indicado na vareta. Pouco óleo ou muito lubrificante ou ainda fluído fora do padrão requerido pode levar ao funcionamento incorreto do carro e problemas futuros no motor.

fique atento aos vazamentos de fluído de radiador (Total Energie Divulgação)

Líquido de arrefecimento ou “do radiador”: esse é um fluido refrigerante que controla a temperatura ideal de trabalho do motor. Verifique sempre se o fluído está no nível coreto. Basta localizar o reservatório e verificar o nível sempre com o carro frio, antes de ligar.

Sol pode ser prejudicial para a pintura do carro (Getty Images)

Filtro de ar do motor: ele é responsável por enviar o ar que é misturado ao combustível para uma combustão o melhor possível. Um filtro de ar sujo pode reduzir a eficiência do motor, por isso é importante verificar o filtro de ar do motor e substituí-lo se estiver sujo ou danificado.

calibração dos pneus deve ser feita frequentemente com o carro frio (BHMP Divulgação)


Pneus e calibração mais frequente: A borracha é o ponto de contato do veículo com o solo. Embora sejam preparados para suportar altíssimas temperaturas, sua vida útil pode ser afetada pelo calor. Vale a pena olhar a calibragem sempre com motor frio mais de uma vez pela semana.

Sistema de freios: fique atento ao funcionamento do freio e ruídos vindos do sistema, alteração nos pedais e qualquer anomalia. O calor e a fricção das pastilhas com discos elevam o desgaste do sistema. Além de verificar o funcionamento do sistema com atenção, levar a um mecânico em caso de qualquer alteração.

Ar condicionado demanda atenção em dias quentes e com a manutenção (BHMP Divulgação)


Ar condicionado: Verificar se o sistema está funcionando coretamente. Ao ligar o carro em local quente, iniciar a viagem com vidros abertos por alguns minutos e fechar depois já com o carro ligado após a expulsão do ar quente. Usar películas de proteção ajudam a filtrar o sol e melhorar a eficiência do ar condicionado

evite estacionar sob o sol sempre que possível (GEtty Images)

Cuidado onde estacionar: o sol é inimigo do acabamento interno do carro por isso vale a pena aplicar uma película de proteção para filtrar os raios UV. Além do efeito da privacidade, ela melhora conforto térmico e evita que o sol estrague bancos, painel e outros acabamentos internos.

Lavagem e enceramento deve ser feita frequentemente (Getty Images)

Lavagem e enceramento: lavar o carro é especialmente importante no verão. A fuligem e sujeira em geral tendem a grudar e manchar o carro além de comprometer as camadas de proteção da pintura. É importante lavar o carro à sombra, encerar com produto enriquecido de carnaúba (ceras de lava rápido não tem utilidade de proteção) e produtos de hidratação de plásticos e borrachas evitando ressecamento.

Feirão AutoShow: tradição há mais de 50 anos em São Paulo e no Shopping ABC (AutoShow Divulgação)

Aos domingos nossa audiência já sabe: o melhor endereço para fazer negócios em carros usados é o Feirão AutoShow. Todos os domingos das 7h às 13h no Center Norte e Shopping ABC com toda a comodidade, serviços de shopping e todos os serviços para fazer negócios como vistoria cautelar, assistência para compra e venda e amplo estacionamento.