AutoShow

Como cuidar da pintura do seu carro em casa sem gastar muito 

Lavar é importante mas encerar é mais importante ainda e requer cuidados para se obter o melhor resultado. Por Redação AutoShow

carro após enceramento (Park Wheels)

Os automóveis evoluíram muito com sua tecnologia e custam cada vez mais caro. Por isso cuidar do veículo é um cuidado fundamental e além da mecânica é preciso cuidar não só de sua aparência mas também da sua durabilidade. 

Veículos com pintura bem cuidada, mesmo antigo, se destaca entre os demais (Feirão AutoShow)

Cuidar da pintura passa por isso. E não é preciso esperar que a pintura perca o brilho para tomar providências. É claro que lavar o veículo, seja com água, seja com produtos da chamada “lavagem a seco” é uma providência fundamental para cuidar da pintura e do acabamento do veículo sempre exposto a poluição, sujeira e ao sol e raios UV.

Lavagem é fundamental mas não basta (FreePIK)

Por que cuidar da pintura? 

Quando o assunto é especificamente a pintura, alguns cuidados com ela são fundamentais para que a camada de verniz que recobre a cor do veículo possa durar muito mais tempo. Carros que não são lavados, encerados ou polidos deixam a última última camada de verniz exposta e, com o tempo, o desgaste aparece em forma de manchas brancas, perda de brilho e o veículo fica com o visual opaco. 

Com cuidados, pintura terá brilho efetivo por muito mais tempo (FreePik)

Para fazer com que a pintura do automóvel dure muito mais tempo com o mesmo brilho de quando era nova alguns cuidados podem ser tomados em casa mesmo.  

Lavagem semanal sempre com água e sabão ou mesmo com lavagem a seco são eficientes (FreePik)
  1. Faça faça lavagens em casa tomando alguns cuidados. Ao contrário do que possa parecer, lavar o veículo toda semana ou ao menos a cada 15 dias é uma providência importante evitando que depósito de sujeira e o sol prejudiquem a pintura e o verniz. Não é preciso gastar muita água para lavar um automóvel sendo possível fazer isso em casa ou usar produtos de limpeza a seco que são muito eficientes na limpeza. Porém é preciso ter cuidado em jamais esfregar o veículo e usar usar panos de microfibra que não agridem a pintura. Também é recomendado lavar sempre à sombra e não com a lataria quente ou sob o sol. 
Lavagem a seco; economia de água é importante mas requer cuidados (Dry Wash Divulgação)
  1. Se possível, evite o sol. O sol é um dos maiores inimigos do verniz da pintura. Vale a pena sempre optar por uma garagem coberta e um local onde a temperatura interna do carro não se eleve muito. Os raios do sol além de prejudiciais para o verniz também atacam os plásticos e borrachas e com o tempo prejudicam o acabamento interno, bancos, forrações de porta e até mesmo forrações de teto do automóvel.
Se possível pare o carro sempre em garagem coberta (FreePik)
  1. Encere a pintura uma vez por mês. Encerar o veículo dá trabalho e requer paciência além de de bons produtos. Prefira as ceras constituídas a base de água que são menos agressivas e produtos que contenham carnaúba na sua composição. Este é um ingrediente brasileiro que ajuda a repor a quantidade de verniz na pintura. Faça a aplicação sempre em local coberto e com a carroceria fria. Use um aplicador de espuma ou de pano e aplique peça por peça removendo em seguida com um bom pano de microfibra. É trabalhoso mas NADA substitui um bom enceramento no veículo como veremos a seguir 
Pintura desgastada sob o sol (FreePik)
  1. Cera rápida ou cera líquida: cuidado. Jamais leve o carro para duchas de lava jato com “cera líquida”. Este é um erro bastante comum. Muita gente acha que estas “ceras resinadas” ou líquidas apenas aplicadas sobre o veículo molhado terão o mesmo efeito que um enceramento. Isso não existe assim como muitas ceras líquidas de aplicação rápida vendidas em lojas de produtos para carro também não substituem o enceramento.
ceras líquidas em lava rápido: efeito limitado e reduzido sobre a pintura (FreePik)

Pior, pois muitos desses produtos são abrasivos e mancham a pintura. A optar por lavar em um lava rápido peça a apenas para que a limpeza seja feita com água e sabão neutro. A cera rápida não tem nenhum efeito para proteção da pintura. 

Resultado do carro após um enceramento (FreePik)

  1. Procure fazer um polimento anualmente. O polimento deve ser feito por profissionais usando uma politriz e produtos que são ceras mais ou menos abrasivos conforme o tipo de pintura. Ao fazer o polimento é utilizado um produto chamado massa de polir que geralmente é bastante abrasivo e só deve ser aplicado por profissionais pois erros podem danificar a pintura de forma permanente.
    Mas é um investimento que vale a pena. Além de remover manchas superficiais ele ajuda a repor o verniz quando aplicado posteriormente um selante ou produto de brilho adequado. O enceramento é uma providência para ser feita nos intervalos para renovar o brilho e repor a proteção da pintura. 
Produtos de proteção (Armor All Divulgação)

QUER DEIXAR SEU CARRO BONITO PARA ANUNCIAR E VENDER? Veja as opções do AutoShow e venha vender seu carro pelo preço que ele vale?