Imagem Jumbotron

Como aumentar a vida útil do motor do seu carro? Veja as dicas

O AutoShow separou algumas dicas essenciais para o cuidado e durabilidade do motor de seu carro. Por Guilherme Magna

Uma preocupação comum entre os donos de carros, principalmente quando se trata de carros usados ou seminovos, é o estado do motor. Por isso na hora da compra é importante levar um mecânico de sua confiança para avaliar o real estado em que o motor se encontra.

Para isso o Portal Auto Show separou dicas essenciais para o cuidado do motor, evitando assim, dores de cabeças e gastos inesperados. Confira:

Não aqueça o motor antes de começar a rodar. Isso já ficou no passado. Caso você tenha o hábito de acordar um pouco mais cedo para esquentar o motor do carro, saiba que isso não é mais necessário nos carros atuais. Os modelos que precisavam dessa ação ficaram nos anos 70 e 80.

A dica é ligar o carro, colocar o cinto de segurança e sair rodando. Mas não saia acelerando de uma vez. Faça isso gradativamente até o carro chegar em sua temperatura ideal de funcionamento o que acontece em poucos minutos.

Se possível evite acelerações bruscas. Esse é uma das piores atitudes que o motorista pode ter em relação ao motor do carro. Acredite, sair acelerando na abertura do semáforo não fará você chegar mais rápido no seu destino e deixará você mais próximo de uma visita ao mecânico e também com dor no bolso por gasto adicional de combustel. Acelere progressivamente, não em demasia e mantenha a velocidade constante dentro do limite.

Rodando no trânsito, o motor tende a trabalhar muito quente o que pode sobrecarregar o sistema de arrefecimento, juntas e correias. Se você notar que a temperatura vem subindo muito (veja no painel) é bom parar e verificar. Se o motor travar por superaquecimento o gasto será grande.

Fique de olho no filtro de ar e óleo. Cuidar desses dois itens ajuda (e muito) na vida útil do motor. Sempre que puder faça a revisão desses itens.

Coloque o óleo que manda o manual. Essa é a dica mais importante para a saúde do motor. Sempre que for efetuar a troca de óleo, escolha o que manda no manual do proprietário.

Os cuidados com o óleo podem resultar em uma economia a longo prazo, já que aumenta ainda mais a duração do motor de seu veículo. O ideal é fazer a troca a cada 10 mil quilômetros ou seis meses. Carro com óleo fora da especificação ou viscosidade, óleo velho ou falta de óleo resultam em problemas sérios no motor.

Siga estas dicas e conte com seu carro pelo maior tempo possível.

Se está procurando por um usado veja as mais de 40 mil ofertas no nosso site. E se você quer vender aproveite os anúncios gratuitos do AutoShow.

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Mais lidos

Imagem Media

Carro novo ou usado? Qual escolher?

Imagem Media

Comissão do Senado aprova fim dos carros a gasolina no Brasil

Imagem Media

Prós e contras Jeep Renegade Limited 2020

Compartilhar:

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Carros que você talvez gostaria:

Imagem Jumbotron

Garanta já sua participação no maior feirão de Compra e Venda de carros no Brasil – AutoShow –

O Feirão AutoShow possui mais de 10 mil ofertas e milhares de compradores em busca de fechar um bom negócio. Compre ou venda já seu carro no Feirão.